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7315869 | Cuidar de pessoas transexuais na ótica dos residentes de enfermagem | Autores: Eliane de Lira Goulart Caminha ; Julia Sousa Martins de Almeida ; Elizabeth Rose Costa Martins ; Cristiane Maria Amorim Costa ; Paula Costa de Moraes |
Resumo: Cuidar de pessoas transexuais na ótica dos residentes de enfermagem
Caring to transgender people from nurses perspective
O estudo tem como objeto a ótica dos residentes de enfermagem sobre o cuidado
a pessoas transexuais. A transexualidade é uma palavra que trata da
identificação de gênero pela divergência das regras sociais sobre o tema. São
indivíduos de ambos os sexos que expressam uma identidade de gênero diferente
do sexo anatômico que possuem1. A Política Lésbicas, Gays, Bissexuais,
Travestis e Transexuais (LGBT) é uma iniciativa para a construção de maior
equidade na resolução das questões de gênero emergentes no Sistema Único de
Saúde (SUS). Objetivos para o estudo: identificar a visão dos enfermeiros
residentes acerca de sua formação para o cuidar qualificado de pessoas
transexuais e analisar o processo de cuidar desses clientes, na perspectiva do
residente de enfermagem. Metodologia: Estudo descritivo, exploratório com
abordagem qualitativa, realizado com 13 residentes de enfermagem do programa
de clínica cirúrgica do 1o e 2o ano de 2017. Tendo como cenário uma enfermaria
de urologia de um hospital universitário situado no município do Rio de
Janeiro. Para a identificação dos sujeitos, foram utilizados os seguintes
códigos: a letra R para residente, seguido do número de ordem das entrevistas.
A pesquisa foi aprovada por Comitê de Ética e Pesquisa da instituição –
Parecer no 68633517.8.0000.5282. Sendo realizada a análise de conteúdo, após a
análise de dados foi possível organizá-los em duas categorias, sendo elas: A
formação do enfermeiro e o cuidar de pessoas transexuais e O processo do
cuidar de enfermagem na perspectiva do residente. Ficou evidente, nos
discursos analisados, a necessidade do aprimoramento das grades curriculares e
das estratégias educativas, modificando o ensino conservador, formando
enfermeiros mais qualificados para atender melhor a população, inclusive
diante de novos problemas e tecnologias.
Descritores: Transexuais. Enfermagem. Residentes de Enfermagem.
Referências: 1.Bento BAM. O que é transsexualidade. São Paulo: Brasiliense; 2008. 18-20p. [citado em 20 jun 2017]. Disponível em: https://democraciadireitoegenero.files.wordpress.com/2016/07/bento-berenice-o-que-c3a9-transexualidade2008.pdf.
2.Ministério da Saúde (Br). Cadernos HumanizaSUS. Formação e intervenção. 2013. [citado em 10 jul 2017]. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/ cadernos_humanizaSUS.pdf.
3.Polit DF, Beck CT, Hungler BP. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: métodos, avaliação e utilização. Porto Alegre (RS): Artmed; 2004.
4.Bardin L. Análise de conteúdo. Lisboa (Pt): Edições 70; 2009.
5.Oliveira D C. Análise de conteúdo temático-categorial: uma proposta de sistematização. Rev enferm UERJ. 2008; 16(4):569-76. |