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70º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 7315869

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7315869

Cuidar de pessoas transexuais na ótica dos residentes de enfermagem

Autores:
Eliane de Lira Goulart Caminha ; Julia Sousa Martins de Almeida ; Elizabeth Rose Costa Martins ; Cristiane Maria Amorim Costa ; Paula Costa de Moraes

Resumo:
Cuidar de pessoas transexuais na ótica dos residentes de enfermagem Caring to transgender people from nurses perspective O estudo tem como objeto a ótica dos residentes de enfermagem sobre o cuidado a pessoas transexuais. A transexualidade é uma palavra que trata da identificação de gênero pela divergência das regras sociais sobre o tema. São indivíduos de ambos os sexos que expressam uma identidade de gênero diferente do sexo anatômico que possuem1. A Política Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) é uma iniciativa para a construção de maior equidade na resolução das questões de gênero emergentes no Sistema Único de Saúde (SUS). Objetivos para o estudo: identificar a visão dos enfermeiros residentes acerca de sua formação para o cuidar qualificado de pessoas transexuais e analisar o processo de cuidar desses clientes, na perspectiva do residente de enfermagem. Metodologia: Estudo descritivo, exploratório com abordagem qualitativa, realizado com 13 residentes de enfermagem do programa de clínica cirúrgica do 1o e 2o ano de 2017. Tendo como cenário uma enfermaria de urologia de um hospital universitário situado no município do Rio de Janeiro. Para a identificação dos sujeitos, foram utilizados os seguintes códigos: a letra R para residente, seguido do número de ordem das entrevistas. A pesquisa foi aprovada por Comitê de Ética e Pesquisa da instituição – Parecer no 68633517.8.0000.5282. Sendo realizada a análise de conteúdo, após a análise de dados foi possível organizá-los em duas categorias, sendo elas: A formação do enfermeiro e o cuidar de pessoas transexuais e O processo do cuidar de enfermagem na perspectiva do residente. Ficou evidente, nos discursos analisados, a necessidade do aprimoramento das grades curriculares e das estratégias educativas, modificando o ensino conservador, formando enfermeiros mais qualificados para atender melhor a população, inclusive diante de novos problemas e tecnologias. Descritores: Transexuais. Enfermagem. Residentes de Enfermagem.


Referências:
1.Bento BAM. O que é transsexualidade. São Paulo: Brasiliense; 2008. 18-20p. [citado em 20 jun 2017]. Disponível em: https://democraciadireitoegenero.files.wordpress.com/2016/07/bento-berenice-o-que-c3a9-transexualidade2008.pdf. 2.Ministério da Saúde (Br). Cadernos HumanizaSUS. Formação e intervenção. 2013. [citado em 10 jul 2017]. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/ cadernos_humanizaSUS.pdf. 3.Polit DF, Beck CT, Hungler BP. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: métodos, avaliação e utilização. Porto Alegre (RS): Artmed; 2004. 4.Bardin L. Análise de conteúdo. Lisboa (Pt): Edições 70; 2009. 5.Oliveira D C. Análise de conteúdo temático-categorial: uma proposta de sistematização. Rev enferm UERJ. 2008; 16(4):569-76.