Imprimir Resumo


70º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 7297208


7297208

CIRCUNSTÂNCIAS QUE TROUXERAM O PROJETO HOPE AO ESTADO DE ALAGOAS

Autores:
Regina Maria dos Santos ; Lais de Miranda Crispim Costa ; Mário César Ferreira Lima Júnior ; Danilo Damião Soares de Miranda ; Ana Flávia Silva Lima

Resumo:
Introdução: O Projeto HOPE foi uma iniciativa humanitária do governo norteamericano que se propunha a oferecer atendimento em saúde para população carente e troca de conhecimento científico entre profissionais da área. O Navio aportou em Maceió em 1973, três meses após partir do porto de Natal/RN, atendendo centenas de pessoas no tempo que ficou ancorado. Objetivo: Analisar as circunstâncias que trouxeram o Projeto HOPE a Maceió em 1973. Metodologia: Análise de conjuntura fundamentada em fontes levantadas em bases de dados, na Biblioteca Central da UFAL e no Laboratório de Documentação e Pesquisa em História da Enfermagem. Resultados: O Brasil encontrava-se na zona de influência política estadunidense, o que evitava a disseminação de movimentos socialistas no continente. Além disso, existiam bases militares norteamericanas nas cidades de Natal/RN e Maceió/AL, as mesmas que foram alcançadas pelo Projeto. O Projeto serviu de divulgação da metodologia tecnocientífica em saúde do país de origem. Conclusão: A vinda do Navio HOPE para Alagoas teve motivações militares, políticas e científicas, além de humanitária. Contribuições para Enfermagem: Compreender o motivo da vinda do Projeto HOPE e sua influência no modelo de saúde vigente no País, bem como no exercício da enfermagem.


Referências:
Fico C. O grande irmão da Operação Brother Sam aos anos de chumbo. O governo dos Estados Unidos e a ditadura militar brasileira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira; 2008. Merendi IP. Justificando intervenções: a política externa norte americana e a América Latina. 2007. 125 f. [Dissertação] - São Carlos: Universidade Federal de São Carlos; 2007. Costa LMC, Santos RM, Santos TCF, Trezza MCSF, Leite JL. Contribuição do Projeto HOPE para a configuração da identidade profissional das primeiras enfermeiras alagoanas, 1973 a 1977. Rev. bras. enferm. [Internet]. 2014 Aug [cited 2018 May 19] ; 67 (4): 535-542.