Imprimir Resumo


70º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 7284796

E-Pôster


7284796

Glomerulopatia por HIV como preditivo para o desenvolvimento da doença renal crônica

Autores:
Milton Cezar Compagnon ; Ingryd Mendes Cavalcanti ; Karla Marly Soares Martins ; André Phyllype Pereira Coutinho ; Marcus Vinícius Bianchi Nunes da Silva Bento

Resumo:
**Introdução: **Há uma variedade de glomerulopatias associadas com a infecção pelo HIV, incluindo a nefropatia por IgA, membranoproliferativa, membranosa, por lúpus, e glomerulonefrite fibrilar (1).  Está associada ao desenvolvimento de complexos imunológicos, o que é comum na biopsia renal de portadores de HIV (2). **Objetivo:** Avaliar a relação da glomerulopatia por HIV como determinante para o desenvolvimento de Doença Renal Crônica (DRC). **Metodologia:** estudo descritivo de natureza quantitativa, realizada em pacientes que desenvolveram doença renal crônica após a infecção pelo HIV. Os dados foram coletados no ambulatória de nefrologia do Hospital das Clínicas da UFPE após aprovação do CEP/CCS/UFPE, atendendo a resolução 466/12.** Resultados: **Houve prevalência do número de homens (10) em relação ao de mulheres (05), ambos acima de 35 anos de idade. Na maioria dos pacientes (66%), o diagnóstico do HIV ocorreu a mais de 10 anos, bem como o início da terapia antirretroviral. A glomerulopatia cursou com a DRC em 86,7% após um período de 5 anos em média. **Conclusão:** As evidências encontradas neste estudo sugerem que a infecção pelo HIV predispõe ao surgimento de glomerulopatia, desencadeando a DRC. Pois o início da diálise ocorreu no mesmo período após o início da terapia antirretroviral.


Referências:
1. Naicker S, Rahmanian S, Kopp JB. HIV and chronic kidney disease. Clin Nephrol. [Internet). 2015 [cited 2017 dec 29];83(7 Suppl 1):32–38. 2. Diana NE, Naicker S. Update on current management of chronic kidney disease in patients with HIV infection. Int J Nephrol Renovasc Dis. [Interenet]. 2017 [cited dec 29];9:223–234.