Imprimir Resumo


70º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 7254608

E-Pôster


7254608

ASSISTÊNCIA DOMICILIAR A PACIENTE ACAMADA COM COMORBIDADES

Autores:
Jonas Henrique Dias Vasconcelos Lopes de Oliveira ; Sonia Silva Marcon ; Camila Moraes Garollo ; Leandro Henrique da Silva ; Viviane Cazetta de Lima Vieira

Resumo:
**INTRODUÇÃO:** O aumento da expectativa de vida e o envelhecimento têm gerado mudanças na estrutura etária da população brasileira, inclusive com aumento no número de idosos com comorbidades.¹ como consequência aumenta também o número de pessoas com necessidades de cuidados complexos no âmbito domiciliar.** OBJETIVOS: **Relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem na assistência domiciliar a paciente acamada com comorbidades. **MÉTODOS: **Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, vivenciado por alunos de graduação em Enfermagem participantes do projeto “Assistência e apoio às famílias de pacientes crônicos no domicílio”.** RESULTADOS: **Constatou-se que no domicílio é possível conhecer o meio social, local de moradia, hábitos e inclusive aspectos do indivíduo e sua família com a comunidade onde vive. Neste contexto, a autonomia deve ser incentivada para que indivíduos e familiares tenham condições de desenvolverem o cuidado no domicílio numa situação de adoecimento. **CONCLUSÕES:** A possibilidade de ser capacitado para realizar o cuidado com ajuda de profissionais que ensinam, orientam e acompanham e principalmente que tenham sensibilidade e capacidade técnico-científica para estabelecer metas de cuidado factíveis à realidade de saúde doença vivenciada, facilitam o processo de cuidado em ambiente domiciliar. **CONTRIBUIÇÕES PARA A ENFERMAGEM:** A inserção do acadêmico no cuidado ao paciente com necessidade de cuidados complexos em ambiente domiciliar favorece a formação de profissionais sensíveis às novas abordagens de assistência.


Referências:
1. Santos HS, Andrighettia AP, Manfredinia MC, Rezendea E, Juniora JMS, Venturaa MM. Hospitalization indications and its relation to mortality in very elderly patient in the ICU. Geriatr Gerontol Aging. 2016 10(3):140-5.