Imprimir Resumo


70º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 7250056

E-Pôster


7250056

ATIVIDADE LÚDICA: ESTRATÉGIA PARA ALEGRAR O PERÍODO DE INTERNAÇÃO DA CRIANÇA

Autores:
Glenda Caroline Pereira do Nascimento ; Led Daianna Fernandes de Figueiredo ; Bianca Cavalcante Áglas ; Rodrigo da Silva Martins ; Dalva Moreira da Silva

Resumo:
**INTRODUÇÃO: **O lúdico é uma técnica inovadora na promoção à saúde, desta forma, quando efetivado por meio do brincar se torna um aliado na assistência à criança hospitalizada, visto que o hospital é um ambiente adverso ao que a criança está acostumada, sendo assim esta implementação ameniza o estresse e sofrimento ocasionado pela internação¹. **OBJETIVO: **Relatar a experiência obtida em uma atividade lúdica realizada com crianças em um hospital público pediátrico da cidade de Manaus-AM. **METODOLOGIA: **Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, utilizando educação em saúde, realizada por um grupo de acadêmicos do curso de graduação em enfermagem de uma faculdade particular, sob a responsabilidade da enfermeira preceptora, abordando a importância da realização de atividades lúdicas no ambiente hospitalar para as crianças internadas. **RESULTADOS: **A ação foi implementada em duas enfermarias pediátricas, onde foi possível contar histórias e realizar brincadeiras, e ainda fazer a entrega de livros infantis, desenhos para colorir, lápis de cor e doação de brinquedos arrecadados**. **Durante a execução da atividade foi possível observar a aceitação e a alegria expressa pelos pais e crianças que estiveram na promoção da atividade lúdica. **CONCLUSÃO: **A atividade lúdica promove modificação na interação entre as crianças, os pais, os profissionais e unidade de saúde, influenciando de forma positiva no tratamento e recuperação do hospitalizado. **CONTRIBUIÇÃO PARA A ENFERMAGEM: **O enfermeiro deve buscar meios para prestar uma assistência diferenciada, lúdica e humanizada, levando em consideração que a criança internada está fora de seu ambiente de brincadeira, longe de sua residência, submetida a procedimentos e rotinas hospitalares, portanto isso vai ajudar a conquistar a confiança dos envolvidos para alcançar o melhor resultado esperado.


Referências:
MATOS, AM; JÚNIOR, AFS; LÉBIES, MG. A utilização do Lúdico no cuidado de crianças hospitalizadas: uma revisão bibliográfica. Revista Ciência e Saúde Nova Esperança, 2013; 11(2): 116-130.