Imprimir Resumo


70º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 7124178

E-Pôster


7124178

O ENFERMEIRO E O PARTO NORMAL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA ASSISTÊNCIA HUMANIZADA

Autores:
Luiz Faustino dos Santos Maia ; Quézia Romulo da Silva ; Aline Gurgel Carneiro Beijatto ; Elizete Maria Neves Queiroz ; Marina do Amaral Anastasi

Resumo:
**Introdução: **O parto humanizado adota várias condutas e procedimentos, que promove o parto e o nascimento de forma saudável, respeitando o processo natural e evitando condutas desnecessárias, que colocam a mãe e o feto em risco. Para tanto, A OMS preconiza algumas atitudes por parte dos profissionais e ressalta também os direitos da mulher para um parto humanizado. **Objetivo:** Evidenciar a assistência de enfermagem prestada durante a primeira fase do parto normal humanizado. **Material e Método:** Trata-se de uma revisão integrativa de artigos publicados entre 2010 e 2017, na íntegra e na língua portuguesa nas bases de dados LILACS, PUBMED e SCIELO. Na busca foram identificados 35 artigos e utilizados 25. **Resultados e Discussão:** O parto normal humanizado tem como propósito resgatar o caráter fisiológico no processo de nascer, proporcionando à mulher vivência positiva sem traumas e sem manobras invasivas no momento do parto. As condutas de enfermagem no trabalho de parto e alívio da dor estão: - Estimular a participação do acompanhante no trabalho de parto, estimular utilização de recursos alternativos como bola, massagens, banho de chuveiro ou banheira, encorajar a mulher a outras posições durante o trabalho de parto, permitir a deambulação, entre outras. É importante manter um bom diálogo entre a paciente e o profissional de saúde que acompanha o pré-natal, para esclarecer suas dúvidas em relação à escolha do seu tipo de parto. **Conclusão:** A humanização da assistência ao parto implica no respeito dos enfermeiros aos aspectos da fisiologia feminina, sem intervenções desnecessárias, reconhecendo os aspectos sociais e culturais do parto e nascimento, ofereça suporte emocional à mulher e a sua família. **Implicações para a Enfermagem:** A assistência de enfermagem humanizada ao parto privilegia o respeito, dignidade e autonomia das mulheres, com resgate do papel ativo da mulher no processo parturitivo.


Referências:
Gomes ARM, Pontes DS, Pereira CCA, Brasil AOM, Moraes LCA. Assistência de enfermagem obstétrica na humanização do parto normal. São Paulo: Revista Recien. 2014;4(11):23-27. Martins CA, Mattos DV de, Santos HFL. Autonomia da mulher no processo parturitivo. Recife: Rev Enferm UFPE Online. 2016; 10(12):4509-16.