E-Pôster
7000629 | TECNOLOGIA INTERATIVA SOBRE AMAMENTAÇÃO PARA MEDIAR O ENSINO DE ESTUDANTES DA ÁREA DE SAÚDE | Autores: Brígida Demuner Malavazi ; Paula Augusta Zavarize Miranda ; Hugo Cristo Sant´anna |
Resumo: **Introdução: **tecnologias educativas são instrumentos facilitadores do processo ensino-aprendizagem utilizados como meio de adquirir novos conhecimentos, propiciando ao indivíduo a participação em um momento de troca de experiência e aprimoramento de habilidades.1 **Objetivo:** desenvolver um aplicativo de jogos educativos sobre amamentação para estudantes da área da saúde. **Método: **estudo metodológico baseado no método do design centrado no usuário. Devido a especificidade de conhecimento tecnológico exigido foi realizada uma parceria entre a equipe do Laboratório e Observatório de Ontologias Projetuais e o Laboratório de Tecnologias de Enfermagem - CuidarTech, ambos da Universidade Federal do Espírito Santo. O conteúdo educacional foi baseado nos manuais do Ministério da Saúde e na Teoria Interativa da Amamentação. **Resultados: **o aplicativo possui diversos jogos educativos, como forca, caça-palavra, quiz, sete erros, falso ou verdadeiro, contendo material educativo de apoio, que abrange os onze fatores que influenciam no processo de amamentação de acordo com a teoria adotada. Ao jogar e acertar as perguntas o estudante avança nos níveis de dificuldade e quando erra, o jogo oferece dicas e materiais de apoio para contribuir no aprendizado. **Conclusão: **o aplicativo foi construído buscando proporcionar aos estudantes da área da saúde uma ferramenta educacional interativa que facilite o aprendizado sobre a temática da amamentação.
Referências: Barros EJL, Santos SSC, Gomes GC, Erdmann AL. Educational geronto-technology for ostomized seniors from a complexity perspective. Rev Gaúcha Enferm. 2012;33(2):95-101 |