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70º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 6966074


6966074

INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO NO CONTEXTO DA ATENÇÃO BÁSICA EM CURRÍCULO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

Autores:
Danielle Cristine Moura dos Santos ; Charmênia M. Braga Cartaxo ; Raphaela Delmondes do Nascimento ; Itamar Lages ; Dulcilene de Araújo

Resumo:
Introdução: No âmbito do ensino de enfermagem, a construção de currículos integrados busca atender a formação de profissionais que se constituam sujeitos das mudanças necessárias para concretude do Sistema Único de Saúde. Objetivos: Relatar a integração ensino-serviço no contexto da atenção básica proposta em um currículo de graduação em enfermagem. Métodos: Relato de experiência da proposta pedagógica do primeiro módulo do currículo de enfermagem da Universidade de Pernambuco, Recife. O currículo é integrado e constituído por 10 módulos. As turmas são compostas por 60 alunos semestralmente. São desenvolvidas aulas teóricas e práticas, em turno integral, pautado na pedagogia histórico-crítica.Resultados: O módulo “Saúde, Sociedade e Processo de Trabalho” é estruturado por 09 unidades temáticas, onde propõe-se iniciar o estudante na compreensão da situação de saúde e na proposição de medidas de organização da atenção primária. A prática é realizada em um território de unidade de saúde da família selecionado semestralmente junto a secretaria municipal de saúde. Os estudantes, junto a equipe de saúde, realizam o mapeamento de microareas, cadastramento de famílias usando as fichas do e-sus, atividades educativas, e ao final do semestre apresentam um relatório em um Seminário Público de Integração Ensino e Serviço, que reúne aproximadamente 120 pessoas. Conclusões: A territorialização possibilita o confronto entre o fazer e o pensar e, consequentemente o desenvolvimento do conhecimento. Contribuições para a enfermagem na APS: A integração ensino e serviço proporcionou momentos de exercício de operações para aquisição de conhecimento sobre a situação de saúde de famílias vinculadas a uma Equipe de saúde.


Referências:
HERNÁNDEZ, F. A organização do currículo por projetos de trabalho. 5ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.