6966074 | INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO NO CONTEXTO DA ATENÇÃO BÁSICA EM CURRÍCULO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM | Autores: Danielle Cristine Moura dos Santos ; Charmênia M. Braga Cartaxo ; Raphaela Delmondes do Nascimento ; Itamar Lages ; Dulcilene de Araújo |
Resumo: Introdução: No âmbito do ensino de enfermagem, a construção de currículos
integrados busca atender a formação de profissionais que se constituam
sujeitos das mudanças necessárias para concretude do Sistema Único de Saúde.
Objetivos: Relatar a integração ensino-serviço no contexto da atenção básica
proposta em um currículo de graduação em enfermagem. Métodos: Relato de
experiência da proposta pedagógica do primeiro módulo do currículo de
enfermagem da Universidade de Pernambuco, Recife. O currículo é integrado e
constituído por 10 módulos. As turmas são compostas por 60 alunos
semestralmente. São desenvolvidas aulas teóricas e práticas, em turno
integral, pautado na pedagogia histórico-crítica.Resultados: O módulo “Saúde,
Sociedade e Processo de Trabalho” é estruturado por 09 unidades temáticas,
onde propõe-se iniciar o estudante na compreensão da situação de saúde e na
proposição de medidas de organização da atenção primária. A prática é
realizada em um território de unidade de saúde da família selecionado
semestralmente junto a secretaria municipal de saúde. Os estudantes, junto a
equipe de saúde, realizam o mapeamento de microareas, cadastramento de
famílias usando as fichas do e-sus, atividades educativas, e ao final do
semestre apresentam um relatório em um Seminário Público de Integração Ensino
e Serviço, que reúne aproximadamente 120 pessoas. Conclusões: A
territorialização possibilita o confronto entre o fazer e o pensar e,
consequentemente o desenvolvimento do conhecimento. Contribuições para a
enfermagem na APS: A integração ensino e serviço proporcionou momentos de
exercício de operações para aquisição de conhecimento sobre a situação de
saúde de famílias vinculadas a uma Equipe de saúde.
Referências: HERNÁNDEZ, F. A organização do currículo por projetos de trabalho. 5ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998. |