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6934501 | A problematização como estratégia de avaliação no estágio de Administração em serviços da rede básica. | Autores: Margarida Maria Donato dos Santos ; Mariângela Aparecida Gonçalves de Figueiredo ; Mônica de Almeida Carreiro ; Sebastião Jorge da Cunha Gonçalves ; Lilia Marques Simões Rodrigues |
Resumo: Introdução: O Estágio de Enfermagem em Administração em Serviços da Rede
Básica do Curso de Enfermagem da Universidade de Vassouras tem utilizado
metodologias ativas em seu processo de ensino aprendizagem como a Metodologia
da Problematização (MP) com o Arco de Maguerez, método que consiste na
problematização de situação cotidiana através de etapas, visando sua
resolutividade. (LUCKESI,1991 e BORDENAVE,2007).Esta metodologia possibilita
ao discente extrair de sua prática situações a serem problematizadas,
refletidas e analisadas com vistas à busca de soluções aplicáveis no processo
de trabalho.(Bordenave, 2007).Objetivo:relatar a experiência da utilização
desta estratégia pedagógica no estágio supervisionado. Metodologia: Trata-se
de um relato de experiência da implantação da MP nas disciplinas do curso de
Graduação de Enfermagem. O piloto foi desenvolvido na disciplina de Estágio de
Enfermagem em Administração em Serviços da Rede Básica, em uma unidade da
Estratégia de Saúde da Família (UESF) do município com 33 alunos do 9º período
divididos em 3 grupos sequenciais. Para contextualização da temática estudada,
foi realizada uma revisão narrativa da literatura na Biblioteca Virtual em
Saúde (BVS). Os alunos foram divididos em setores da UESF por um período
definido previamente, submetidos a rodízios e durante o qual identificaram
situações que pudessem ser problematizadas, utilizando o arco de Maguerez.
Resultados: os alunos apresentaram dificuldades com algumas etapas do arco
como identificação do problema, estruturação das hipóteses de solução, tendo
mais facilidade na teorização do problema, sendo mais evidente no primeiro e
segundo grupos. O terceiro grupo validou as hipóteses, utilizando os dois
problemas identificados como temas da capacitação oferecida aos trabalhadores
da UESF. Conclusão: Transformar a prática educativa é um desafio, apesar de
alguns professores já adotarem metodologias ativas e espera se haja adesão e
que os resultados permitam a transformação da aprendizagem significativa, e
capacitação dos docentes para educação em enfermagem.
Descritores: Enfermagem, Ensino aprendizagem, Problematização
Referências: 1-Bordenave JD, Pereira AM. Estratégias ensino
aprendizagem. 28ª ed. Petrópolis: Vozes;2007.
2-Vasconcelos, W P de Carvalho et al.. Aplicação do arco de maguerez no ensino em enfermagem: um relato de experiência.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil.M, Recife, Salvador, São Luís, São Paulo, Teresina: devry Brasil, 2016. Disponível em: . Acesso em: 27/09/2018 02:40 |