E-Pôster
6933105 | VIVÊNCIA EM UM NÚCLEO DE ATENÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE | Autores: Adriano Berger Guedes ; Mara Regina Caino Teixeira Marchiori ; Juliana Silveira Colomé ; Fabiana Porto da Silva |
Resumo: INTRODUÇÃO: A Educação Permanente em Saúde (EPS) é um importante reorientador
do modelo de atenção à saúde no Brasil, que requer um saber e um fazer que
sejam concretizados na prática dos serviços de saúde. A EPS incentiva a
qualificação das práticas de cuidado, gestão e participação popular e provoca
mudanças no cotidiano dos serviços1. OBJETIVO: relatar a vivência de um
acadêmico de enfermagem em um Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPeS).
METODOLOGIA: o relato foi desenvolvido por um acadêmico de Enfermagem da
Universidade Franciscana, durante o Estágio I no NEPeS de um município da
região central do estado do Rio Grande do Sul. RESULTADOS: realizar o estágio
nesse serviço possibilitou compreender que o NEPeS é um importante espaço para
capacitação e troca de experiências entre os serviços que constituem a rede de
atenção à saúde. Além disso, mostrou a importância do enfermeiro enquanto
gestor e possibilitou compreender como ocorre a integração ensino-serviço na
rede. CONCLUSÕES: a realização do estágio proporcionou compreender a
importância do enfermeiro no processo de EPS, o qual necessita estar se
atualizando constantemente frente às novas necessidades de saúde que surgem no
contexto do trabalho. Ainda, mostrou a importância do enfermeiro desenvolver a
competência da gestão na sua prática profissional. IMPLICAÇÕES PARA A
ENFERMAGEM: é importante que a enfermagem se sensibilize quanto à importância
da EPS e, desenvolva habilidades de comunicação e liderança para enfrentar os
desafios que envolvem a prática do trabalho em um NEPeS.
Referências: 1.Ministério da Saúde (BR) . Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Atenção Básica / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2012. |