6869678 | Estratégias de ensino para abordar as desigualdades sociais e a saúde: formação crítica, reflexiva e experiencial na Enfermagem | Autores: Kenia Lara da Silva ; Izabela Thaís de Magalhães Neto ; Letícia Luzia Ferreira Silva ; Rayssa Assunção Guimarães ; Bruna Dias França |
Resumo: O estudo objetivou identificar estratégias de ensino utilizadas para abordar
as desigualdades sociais na formação em enfermagem. Realizou-se uma revisão
crítica da literatura nos idiomas Português, Inglês e Espanhol; nos últimos 10
anos (2008 a julho de 2018); disponíveis nas bases MEDLINE via PubMed e CINAHL
via Portal Capes; LILACS, BDENF, IBECS, BINACIS via Biblioteca Virtual de
Saúde (BVS). Utilizou-se Descritores em Ciências da Saúde (DeCS), _Medical
SubjectHeadings _(MeSH) e palavras-chave. Foram pré-selecionados 70 artigos
para leitura de títulos e resumos que passaram por um teste de elegibilidade
preliminar. Destes, 25 artigos foram analisados na íntegra e submetidos a novo
teste de relevância. O material foi organizado utilizando o software MAXQDA e
submetido à Análise Crítica do discurso. Os resultados indicam que há
diferentes estratégias para abordar as desigualdades sociais na formação de
enfermeiros, como atividades aplicadas no ensino teórico e prático, políticas
e programas de inclusão social e atenção a grupos vulnerabilizados. As escalas
e a simulação realística têm sido adotadas para ampliar a compreensão das
desigualdades e seus condicionantes, tendo a pobreza como objeto especial de
ensino. A aprendizagem experiencial é apontada como um importante referencial
para garantir o desenvolvimento de competências do enfermeiro, destacando-se a
advocacia em saúde e a produção de mudanças. Conclui-se que os cursos de
enfermagem devem permitir a formação crítica, incluindo a análise das causas e
consequências da pobreza numa perspectiva estrutural. O ensino deve incluir
estratégias de experimentações com pessoas em situações de desigualdades e
intervenções visando a defesa de políticas sociais como condição para ampliar
a saúde.
Referências: Mohammed SA; Cooke CL; Ezeonwu M; Stevens CA. Sowing the seeds of change: social justice as praxis in undergraduate nursing education. Journal of Nursing Education. 2014;53(9):488-49.
Muroya, RL, Auad D, Brêtas JRS. Representações de gênero nas relações estudante de enfermagem e cliente: contribuições ao processo de ensino-aprendizagem. Rev. bras. enferm. 2011; 64(1):.
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