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70º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 6773809

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6773809

O PROTAGONISMO JOVEM ESTIMULADO PELO ENFERMEIRO NO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA (PSE)

Autores:
Patrícia Rodrigues Pontes ; Jéssica Oliveira de Andrade ; Gisele Reis Dias

Resumo:
INTRODUÇÃO: O programa saúde na escola, é uma estratégia do Governo Federal que atua em três cenário: Saúde, Educação e Assistência Social. Sua estrutura política e organizacional, apresenta como um dos componentes essenciais do PSE a formação e o protagonismo dos escolares para a promoção e prevenção à saúde 1. OBJETIVO: Descrever estratégias traçadas pelo enfermeiro para a formação do protagonismo jovem no PSE, a partir dos encontros do GTI-M. METODOLOGIA: Para trabalhar o III componente do PSE, reunimos o grupo de trabalho intersetorial municipal (GTI), composto por profissionais dos três segmentos, entre os quais tínhamos 1 enfermeiro, como coordenador da atenção básica. A partir daí elaboramos uma seleção entre os alunos e o I encontro para a formação dos selecionados. O 1 Primeiro tema abordado foi direcionado a saúde sexual e reprodutiva, destacando a gravidez na adolescência, uso de métodos contraceptivos e aborto induzido. RESULTADOS: A estratégia refletiu na disseminação do conhecimento aos demais alunos de maneira dinâmica e objetiva, pois observou-se que os alunos conseguem ter uma melhor expressão ao jovem do que ao professor ou profissional de saúde. CONCLUSÕES: Diante do exposto concluímos que embora o III componente do PSE seja pouco trabalhado nas escolas é um instrumento essencial para o desenvolvimento das atividades de prevenção e promoção a saúde. CONTRIBUIÇÕES OU IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: A enfermagem enquanto ramo atuante no PSE necessita empoderar-se de novas estratégias, especialmente no que diz respeito ao adolescente e ao jovem, pois é uma demanda reprimida nos serviços de saúde.


Referências:
1 Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Instrutivo PSE / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica.. – Brasília : Ministério da Saúde, 2011.