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6627431 | RODA DE CONVERSA: EDUCAÇÃO EM SAÚDE ENQUANTO CONTINUIDADE DO CUIDADO | Autores: Jéssica Vendrúscolo ; Elisiane Bisognin |
Resumo: INTRODUÇÃO: A roda de conversa consiste em uma ferramenta que favorece a
comunicação dinâmica e produtiva¹, pois enquadra-se na metodologia de grupos
operativos². No âmbito da Atenção Básica, tal dispositivo destaca-se como
vertente da educação em saúde e compreende uma das atribuições comuns dos
profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF)³ OBJETIVOS: Promover um
relato de experiência acerca da prática das rodas de conversa como forma de
cuidado pela ESF. METODOLOGIA: Realizou-se uma reflexão com destaque às rodas
de conversa enquanto ações educativas desenvolvidas na comunidade junto à
atuação no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família
UNIJUÍ/FUMSSAR. RESULTADOS: As referidas ações de educação em saúde ocorrem
mensalmente no território de abrangência da ESF, com a mobilização dos Agentes
Comunitários de Saúde (ACS), que facilitam a comunicação para a definição do
tema e local da atividade, e a participação dos Profissionais de Saúde
Residentes (PSR) do programa supracitado, que promovem o disparo das
discussões durante a operação do grupo. Desta forma, a roda de conversa torna-
se um espaço aberto à participação dos indivíduos por não estabelecer
critérios para inclusão ou exclusão, visto que não têm ênfase na patologia
instalada, mas na prevenção de doenças, promoção da saúde e qualidade de vida.
Os assuntos para as rodas são apontados mediante o interesse coletivo e as
atividades realizadas no domicílio dos sujeitos inseridos na comunidade.
Ainda, a dinâmica do grupo ocorre informalmente, com a abordagem de situações
quotidianas, presença das tradições culturais através do chimarrão, e a
recepção materializada por meio do abraço. CONCLUSÕES: Compreende-se que as
rodas de conversa são um espaço para escuta, cultura, aproximação
interpessoal, compartilhamento de questionamentos e experiências acerca de
temas de interesse coletivo para o cuidado em saúde. CONTRIBUIÇÕES: Mais que
atribuição do profissional enfermeiro, educação em saúde é cuidado e vivência
comunitária.
Referências: ¹ MELO, Marcia Cristina Henares de; CRUZ, Gilmar de Carvalho. Roda de Conversa: uma proposta metodológica para a construção de um espaço de diálogo no Ensino Médio. Imagens da Educação, [s.l.], v. 4, n. 2, p.31-39, 16 maio 2014. Disponível em: Acesso em: 21 maio 2018.
² CASTANHO, Pablo. Uma Introdução aos Grupos Operativos: Teoria e Técnica. Vínculo, São Paulo, v. 9, n. 1, p. 47-60, jun. 2012. Disponível em: . Acesso em: 28 ago. 2018.
³ BRASIL. Política Nacional da Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2012. |