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6516066 | A REFLEXIVIDADE SOBRE A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOS GESTORES DA ATENÇÃO BÁSICA: IMPLICAÇÕES PARA A ASSISTÊNCIA | Autores: Suellen Gomes Barbosa Assad ; Lilian Dias Ennes |
Resumo: A gestão da Atenção Básica (AB) é complexa, cabendo à ela o domínio de
conteúdos de aspectos específicos do setor saúde, sugerindo que seus
profissionais desenvolvam competências singulares; sendo definido como
objetivo geral do estudo: Analisar as implicações da formação dos gestores da
AB na qualidade da assistência prestada aos usuários do SUS em municípios do
Noroeste Fluminense.Trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem
qualitativa do tipo Pesquisa-Ação.É toda tentativa continuada, sistemática e
empiricamente fundamentada de aprimorar a prática1.Os participantes
constituir-se-ão por representantes da gestão da AB de municípios da Região
Noroeste do Estado do Rio de Janeiro. O cenário será a Região Noroeste
Fluminense, representada por municípios, que compreendem a mesma região de
saúde. O estudo seguirá o estabelecido pela Resolução nº466/2012 que
regulamenta a pesquisa que envolve seres humanos.A coleta de dados se dará por
meio de entrevista semi-estruturada, a partir de um instrumento norteador.
Serão levantados os indicadores de saúde de cada município em estudo para
cruzamento das informações, e, enfim, serão realizados encontros entre os
gestores, a fim de analisar as competências pertinentes para atuação dos
gestores da Atenção Básica. Será realizada a análise de conteúdo,um recurso
metodológico que visa obter, indicadores que permitam inferir conhecimentos
relativos às condições de produção destas mensagens2. Para dar forma ao
movimento de análise, será utilizado o método do Ciclo da Reflexividade, que
trata a Reflexividade na Prática profissional, com base no movimento de ação-
reflexão-ação 3-4. A apropriação desta problemática trará benefícios à
assistência prestada à população, uma vez que trata-se de questões que
subsidiarão a reorientação do processo de trabalho na AB mediante a
reflexividade no processo de formação profissional do gestor.
Referências: 1. TRIPP D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa. 2005;31(3):443-466.
2. MINAYO MCS, DESLANDESSF, GOMES R. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 32. ed. Petrópolis: Vozes; 2012.
3.COSME FSMN, VALENTE GSC. Construção de competências em preceptoria de enfermagem na atenção básica: estudo descritivo-exploratório. Online Braz JournNurs.2013;12:602-04. Disponível em: . Acesso em: 21 dec. 2017. doi:http://dx.doi.org/10.5935/1676-4285.20134541.
4. SCHÖN DA. Educando o Profissional Reflexivo: Um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000. |