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6489016 | Plano de MOOC para capacitação de enfermeiros em pesquisa bibliográfica | Autores: Juliana Invenção Gomes ; Valéria Sperduti Lima |
Resumo: INTRODUÇÃO: Diante dos benefícios proporcionados pela aplicação da Tecnologia
da Informação e Comunicação (TIC) nos diversos cenários de atuação do
enfermeiro, faz-se necessário que competências em informática sejam incluídas
na sua formação e capacitação. Sabendo que os _Massive Open Online Courses_
(MOOC) configuram-se como elemento facilitador na capacitação dos
profissionais de saúde, este estudo descreve o desenvolvimento de um MOOC,
restrito para enfermeiros, portanto um _Massive Private Online Course_ (MPOC),
baseado nas competências em informática em enfermagem requeridas pela
_Technology Informatics Guiding Education Reform_ (TIGER) [1-3]. MÉTODOS:
Trata-se de um estudo descritivo e consistiu nas seguintes etapas: definição
das competências em informática em Enfermagem, elaboração do plano de curso,
produção do conteúdo instrucional do MOOC e, por fim, a diagramação do curso
na plataforma _Modular Object Oriented Dynamic Learning Enviroment_ (Moodle)
institucional da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). RESULTADOS:
Baseado nas sete competências informacionais da categoria “acesso à
informação” recomendadas pela TIGER, o MPOC intitulado como “Pesquisa
Bibliográfica em Base de Dados de Enfermagem” possui carga horária de 20h e
conteúdo programático dividido em cinco módulos. São eles: Informática em
Enfermagem, Internet Aplicada à Pesquisa Bibliográfica em Enfermagem em base
de dados, Estratégia de Busca, Base de Dados em Enfermagem (BDENF) e
_Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature_ (CINAHL) _with Full
Text_. Em formato autoinstrucional, sem tutoria, o MPOC disponibiliza em cada
módulo materiais didáticos para leitura e atividades avaliativas com correção
automática e feedback imediato. Além disso, os módulos são independentes,
podendo ser acessados em qualquer tempo durante a realização do curso, de
acordo com a necessidade e ritmo de aprendizagem do cursista. CONCLUSÕES: Ao
desenvolver um MPOC que tenha o cursista como agente autorregulador do seu
processo de aprendizagem, espera-se potencializar a expansão do processo
educacional mediado por tecnologias computacionais.
Referências: [1] Sitzman KL, Jensen A, Chan S. Creating a Global Community of Learners in Nursing and Beyond: Caring Science, Mindful Practice MOOC. Nurs Educ Perspect. 2016 Set/Out; 37(5): 269-274.
[2] Mutawa A. It is time to MOOC and SPOC in the Gulf Region. Educ Inf Technol. 2017; 22(4):1651-1671.
[3] The TIGER Initiative. Informatics competencies for every practicing nurse: recommendations from the TIGER collaborative. Washington (DC): Government Printing Office (US); 2012. |