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6432236 | A utilização dos Mapas Conceituais como um facilitador no processo ensino-aprendizagem | Autores: Ana Paula Vanz ; Mariele Cunha Ribeiro ; Cláudia Capellari |
Resumo: Os mapas conceituais são estruturas gráficas usadas em todas as áreas para
organizar ideias, é uma ferramenta de estudo, durante a sua construção são
usados conectores fazendo com que o cérebro use as ligações para lembrar do
tema em questão. O mapa conceitual é apoiado fortemente na teoria da
aprendizagem significativa de David Ausubel, a qual explica que o ser humano
organiza o seu conhecimento através de hierarquização dos conceitos.
**Problemática**: utilização do mapa conceitual como recurso didático e um
facilitador do processo ensino-aprendizagem do aluno. **Metodologia:** Relato
de experiência na utilização dos Mapas Conceituais nas disciplinas de Genética
e Evolução e Saúde do Adultos em um curso de graduação de enfermagem.
**Resultados:** Inicialmente, os alunos se mostraram resistentes na elaboração
dos Mapas Conceituais, relataram muitas dificuldades, mas, com as devidas
orientações dos professores e passada a primeira avaliação, puderam perceber a
importância do instrumento na construção do entendimento sobre o tema em
estudo. Observa-se que quando o estudante utiliza deste recurso, durante a
construção ou criação; do seu mapa conceitual ele começa a observar lacunas,
dificuldades de estabelecer algumas ligações, e, isso o leva a buscar
subsídios para preencher essas falhas (revisar o material de apoio, livro).
Com isso, o aluno se torna um importante autor no processo de aprendizado, ou
seja, possibilita autonomia na apropriação de conceitos e transformação do
conhecimento. **Conclusão:** Considerando que a concretização da aprendizagem
ocorre, principalmente quando há apropriação conceitual, a utilização dos
mapas conceituais faz com que o processo ensino-aprendizagem seja mais eficaz
e lógico, principalmente na área de saúde onde requer do aluno a capacidade de
inter-relacionar o aprendizado adquirido em disciplinas teórico-práticas,
junto a isso, a responsabilidade social com o indivíduo, família e comunidade.
É fundamental que a formação desses profissionais seja direcionada às
competências técnicas, teóricas, práticas e humanas, tendo como objetivo
desenvolver um raciocínio clínico e pensamento crítico, para a junção dos
conceitos e problematizações feitas, sendo a metodologia dos mapas conceituais
um facilitador da aquisição do conhecimento e formação deste profissional.
Referências: 1. BERBEL, NAN. As Metodologias Ativas e a Promoção da Autonomia de Estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, jan./jun. 2011.
2. GANDIN, D. Planejamento como prática educativa. 12ª. Edição. São Paulo: Edições Loyola, 2002.
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4. MESQUITA, Simone Karine da Costa; MENESES, Rejane Millions Viana and RAMOS, Déborah Karollyne Ribeiro. Metodologias ativas de ensino/ aprendizagem: dificuldades de docentes de um curso de enfermagem. Trab. educ. saúde [online]. 2016, vol.14, n.2, pp.473-486. Epub Apr 01, 2016.
5. MOREIRA MA. MASINI EFS. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Centauro, 2002.
6. VASCONCELLOS, C dos S. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico - elementos metodológicos para a elaboração e realização. São Paulo: Libertad Editora, 2007 |