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70º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 6378482

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6378482

DIGA NÃO A LESÃO POR PRESSÃO: APRENDENDO E ENSINANDO O TEMA COM A EQUIPE DE ENFERMAGEM

Autores:
Raiza Boger ; Amanda de Souza Vieira ; Cilene Fernandes Soares ; Lúcia Nazareth Amante ; Daniela Soldera

Resumo:
**INTRODUÇÃO: **Lesões por pressão (LP) causam impactos sociais, econômicos e são frequentes.¹,2. Educação permanente nas instituições de saúde deve preparar a equipe para prevenção e tratamento destas. **OBJETIVO:** Relatar experiência de atividade de educação mediante simulação desenvolvida com equipe de enfermagem sobre LP. **METODOLOGIA:** Relato de experiência sobre atividade educativa para equipe de enfermagem num hospital público de referência estadual catarinense em 2017; desenvolvida em 8 horas-aula contemplando os temas: definição, fisiopatologia e classificação das LP; prevenção e tratamento delas. A oficina está integrada ao macroprojeto _“E__stratificação de risco e intervenções de enfermagem no diagnóstico, prevenção e tratamento de __skin tears e lesões por pressão em idosos”;_ financiado pelo CNPq e aprovado pelo Comitê de Ética da UFSC número 5628116.0000.0121. Os participantes foram divididos em 4 grupos; cada qual recebeu um pêssego e material didático para simular o estadiamento da LP, após apresentaram em plenária com discussões pertinentes. O tratamento de LP foi trabalhado seguindo o método Team Based Learning (TBL). **RESULTADOS: **Participaram 15 profissionais de enfermagem. As atividades serviram para embasar a equipe para identificar, prevenir e tratar pessoas com risco e/ou com LP. **CONCLUSÕES: **Educação permanente é estratégia para instrumentalizar a equipe de enfermagem nos cuidados relacionados à LP. **CONTRIBUIÇÕES PARA ENFERMAGEM: **Conhecimentos sobre LP possibilita ao enfermeiro e sua equipe desenvolver cuidados para “dizer não a LP”.


Referências:
1. Documento de Consenso da World Union of Wound Healing Societies. O papel das coberturas na prevenção da lesão por pressão. Wounds International, 2016. 2. Moraes JT, Borges EL, Lisboa CR, et al. Conceito e classificação de lesão por pressão: atualização do National Pressure Ulcer Advisory Panel. Enferm. Cent. O. Min. 2016; 6(2):2292-2306.