Imprimir Resumo


70º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 6353036

E-Pôster


6353036

ASSISTÊNCIA HUMANIZADA AO RECÉM-NASCIDO: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores:
Aneís Louise Peres ; Ginaina Catia de Prá Oliveira ; Michelle Thais Migoto ; Gabrielle Saganski ; Camila Carla de Paula Leite

Resumo:
**Introdução: **Identifica-se aumento da prematuridade, que se associa como uma das principais causas de Mortalidade Infantil, por isso, busca-se a fundamentação para o cuidado ao neonato na prevenção da mortalidade. **Objetivo: **conhecer o estado da arte dos cuidados de enfermagem para a assistência humanizada aos recém-nascidos nos diferentes cenários. **Métodos: **revisão integrativa com referencial metodológico de Ganong(1), que utilizou descritores “enfermagem neonatal”, “cuidados de enfermagem” e “recém-nascidos”, associado ao operador booleano “and”, nas bases de dados Cinahl, Pubmed, Scopus, Web of Science e Medline, entre 2015 a 2017. O critério de inclusão foi mediado pela pergunta norteadora estruturada a partir do acrônimo PICo: o que há nas recentes publicações científicas, nacionais e internacionais, sobre o cuidado ao recém-nascido, independente do cenário de atenção? Após selecionados os artigos, aplicou-se o instrumento _Measuring Study Quality(2_) para avaliar a qualidade metodológica, e decidiu-se pela inclusão de 10 artigos na amostra.  **Resultados:** Das publicações analisadas: 60% eram nacionais e as internacionais oriundas dos EUA, Holanda, Itália e Indonésia. Publicados em periódicos de extrato A2 (40%) e B1 (20%); e em sua maioria (80%) eram relativos à atenção a prematuros. Apresentaram cuidados relacionados ao sono, repouso, higiene corporal e pele. **Conclusão: **as publicações concentram-se na produção de conhecimento para a qualificação dos profissionais de UTI, com foco em prematuros. Constatou-se a necessidade de pesquisas que abordem a assistência neonatal no alojamento conjunto e na Atenção Primária em Saúde. **Contribuições para a Enfermagem: **atualização do estado da arte de publicações acerca dos cuidados aos recém-nascidos prematuros.


Referências:
1. Ganong LH. Integrative Review of Nursing Research. Res Nursing Health; 1987. Feb;10(1):1-11. 2. Downs SH, Black N. The feasibility of creating a checklist for the assessment of the methodological quality both of randomised and nonrandomised studies of health care interventions. J Epidemiol Community Health. 1998;52(6):377-84.