6322593 | AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM ATUANTES EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE | Autores: Angélica Yukari Takemoto ; Meri Terezinha Antunes ; Eleandro do Prado ; Marcela Maria Birolim |
Resumo: **Introdução: **a qualidade de vida tem sido estudada em vários campos. Especificamente na área da enfermagem, este trabalhador, em geral, atua em um local que não oferece condições favoráveis para sua saúde. No que se refere à atenção básica, dentre às condições de saúde do trabalhador de enfermagem, destacam-se a responsabilidade em organizar processos de trabalho, atender às demandas populacionais e o seguimento das políticas e programas que regem toda a organização da Atenção Primária. **Objetivo:** avaliar a qualidade de vida dos profissionais de enfermagem, atuantes em uma unidade básica de saúde. **Método: **estudo quantitativo, de caráter exploratório, realizado no mês de setembro de 2017, em uma unidade básica de saúde localizado no município de Foz do Jordão, Paraná. Participaram voluntariamente 18 profissionais de enfermagem, com atuação obrigatória na unidade básica de saúde, independente da categoria profissional, turno de trabalho, sexo e/ou idade. As informações do instrumento WHOQOL-brief foram avaliadas por meio do software de recurso estatístico _Statistical Package for The Social Sciences_ (SPSS). **Resultados: **observa-se que o menor domínio trata-se do escore de meio ambiente. Já o maior domínio foi o escore do domínio físico. Acredita-se que o desenvolvimento de atividades de enfermagem em um ambiente considerado insalubre pode estar contribuindo para a redução do escore de meio ambiente. Já a satisfação as necessidades humanas físicas parece estar colaborando para o aumento do escore físico. **Conclusões: **o conhecimento dos domínios que estão comprometidos pode ser de grande valia para gestores de recursos humanos, para auxiliar no desenvolvimento de atividades voltadas para melhoria da qualidade de vida dos profissionais, minimizando os índices de absenteísmo e adoecimento. **Contribuições para a Enfermagem: **o conhecimento desses aspectos que estão comprometendo a qualidade de vida desses indivíduos representa uma oportunidade para implementar ações para gerar mudanças neste cenário.
Referências: 1. Azambuja EP, Kerber NPC, Kirchhof AL. A saúde do trabalhador na concepção de acadêmicos de enfermagem. Rev Esc Enferm USP 2007; 41(3):355-62.
2. Daubermann DC, Tonete VLP. Qualidade de vida no trabalho do enfermeiro da Atenção Básica à Saúde. Acta Paul Enferm 2012; 25(2):277-83.
3. Lopes AOS, Macedo APB. Avaliação da qualidade de vida de enfermeiros da atenção básica. InterScientia 2013; 1(3):16-27. |