E-Pôster
6276666 | A CONTRIBUIÇÃO DOS PROJETOS DE EXTENSÃO PARA A FORMAÇÃO DO ACADÊMICO DE ENFERMAGEM | Autores: Juliana Simas Justino ; Palloma Caroline Guedes Oliveira ; Bárbara Mohr da Silveira ; Luciara Fabiane Sebold ; Emanuele Pozzeon Caurio |
Resumo: Introdução: A extensão é compreendida como uma prática acadêmica que faz um
elo entre a universidade e a sociedade, havendo assim a troca de conhecimentos
da educação popular com o saber científico, possibilitando através desse
contato a participação da universidade na elaboração de melhorias e benefícios
direcionadas a população onde é realizada a extensão¹. Objetivos: Refletir
acerca da importância do ensino-aprendizado dos projetos de extensão ofertados
durante a graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina.
Metodologia: Esta reflexão se deu a partir da participação de acadêmicos de
enfermagem em projetos de extensão relacionados a Hábitos Saudáveis e Promoção
da Saúde durante a formação na Universidade Federal de Santa Catarina, onde a
população alvo foram alunos da rede Municipal e Estadual de Educação.
Resultados: As atividades realizadas com os alunos abordando a temática de
Hábitos Saudáveis e Promoção da Saúde, foram de grande importância, sendo
estas possíveis de serem realizadas por meio dos projetos de extensão, que
oportunizaram unir a prática com a teoria. Conclusões: Projetos de extensão
são de grande importância para a população, sendo a Universidade um elo os
acadêmicos de enfermagem com a comunidade, para que coloquem em prática seus
conhecimentos construídos. Contribuições para a Enfermagem: Os projetos de
extensão são grandes oportunidades para a formação, pois conseguem reforçar o
elo entre a comunidade e a universidade, assim oportunizando ao acadêmico o
exercício profissional, ampliar de ampliar o olhar do enfermeiro.
Referências: 1 Araújo DC, Souza CR, de Souza Faria M, Sousa FR, Caneschi JA, & Garcia MA. (2018). A experiência de estudantes de enfermagem atuantes em projeto de extensão universitário. ANAIS SIMPAC, 9(1). |