Imprimir Resumo


70º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 6276666

E-Pôster


6276666

A CONTRIBUIÇÃO DOS PROJETOS DE EXTENSÃO PARA A FORMAÇÃO DO ACADÊMICO DE ENFERMAGEM

Autores:
Juliana Simas Justino ; Palloma Caroline Guedes Oliveira ; Bárbara Mohr da Silveira ; Luciara Fabiane Sebold ; Emanuele Pozzeon Caurio

Resumo:
Introdução: A extensão é compreendida como uma prática acadêmica que faz um elo entre a universidade e a sociedade, havendo assim a troca de conhecimentos da educação popular com o saber científico, possibilitando através desse contato a participação da universidade na elaboração de melhorias e benefícios direcionadas a população onde é realizada a extensão¹. Objetivos: Refletir acerca da importância do ensino-aprendizado dos projetos de extensão ofertados durante a graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Metodologia: Esta reflexão se deu a partir da participação de acadêmicos de enfermagem em projetos de extensão relacionados a Hábitos Saudáveis e Promoção da Saúde durante a formação na Universidade Federal de Santa Catarina, onde a população alvo foram alunos da rede Municipal e Estadual de Educação. Resultados: As atividades realizadas com os alunos abordando a temática de Hábitos Saudáveis e Promoção da Saúde, foram de grande importância, sendo estas possíveis de serem realizadas por meio dos projetos de extensão, que oportunizaram unir a prática com a teoria. Conclusões: Projetos de extensão são de grande importância para a população, sendo a Universidade um elo os acadêmicos de enfermagem com a comunidade,  para que coloquem em prática seus conhecimentos construídos. Contribuições para a Enfermagem: Os projetos de extensão são grandes oportunidades para a formação, pois conseguem reforçar o elo entre a comunidade e a universidade, assim oportunizando ao acadêmico o exercício profissional, ampliar de ampliar o olhar do enfermeiro.


Referências:
1 Araújo DC, Souza CR, de Souza Faria M, Sousa FR, Caneschi JA, & Garcia MA. (2018). A experiência de estudantes de enfermagem atuantes em projeto de extensão universitário. ANAIS SIMPAC, 9(1).