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70º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 6267266


6267266

CUIDADO DE ENFERMAGEM JUNTO À POPULAÇÕES DE RISCO SOCIAL: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Autores:
Cibelly Aliny Siqueira Lima Freitas ; Maria Socorro de Araújo Dias ; Maria Adelane Alves Monteiro da Silva ; Maristela Ines Osawa Vasconcelos ; Izabelle Mont´ Alverne Napoleão Albuquerque

Resumo:
O princípio da indissociabilidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão é fundamental no fazer acadêmico. Desse modo, temos como objetivo descrever a experiência de ensino no Módulo Práticas Interdisciplinares de Ensino, Pesquisa e Extensão (PIEPE) do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) em Sobral, Ceará. Estudo descritivo desenvolvido com uma média de 140 estudantes matriculados no módulo PIEPE. Retrata a experiência das atividades desenvolvidas pelos estudantes em 2017, nos espaços dos territórios da saúde e ação social de Sobral-Ceará. Desenvolvem-se atividades junto a populações em situações de risco social (moradores de ruas, gestantes usuárias de crack, adolescentes usuários de drogas e em situações de violência, idosos institucionalizados, crianças institucionalizadas) a partir da realização de Projetos de Intervenção. A experiência está descrita por meio dos discursos dos estudantes. Constatamos que a imersão nos espaços de convivência destes grupos populacionais se configura como importante campo de aprendizagem para o desenvolvimento de competências pelo enfermeiro no planejamento e avaliação do estado de saúde destas populações. Os estudantes intervêm encorajando os indivíduos, famílias e grupos em situação de risco social a obterem serviços de saúde, orientando para desenvolver estratégias de prevenção de agravos e de promoção da saúde, apoiando na identificação das potencialidades da população, no sentido de reconhecê-la como protagonista no processo de cuidado em saúde. Ressalta-se que as atividades desenvolvidas são planejadas junto aos profissionais dos serviços de saúde bem como a população que é foco da intervenção, tendo como princípios orientadores o trabalho colaborativo e a Educação Interprofissional.


Referências:
Gonçalves, N G. Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão: um princípio necessário. Perspectiva. 2015; 33 (3): 1229 – 1256.