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6223822 | A PERCEPÇÃO ACADÊMICA DENTRO DO CENTRO CIRÚRGICO EM UM HOSPITAL DO VALE DO PARANHANA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | Autores: Daijara Borges ; Samanta Andresa Richter ; Edemilson Pichek dos Santos ; Mariele Cunha Ribeiro |
Resumo: Introdução: No centro cirúrgico (CC), o paciente pode apresentar inúmeros
riscos, entre eles, a infecção hospitalar e doenças de contágio, além de
eventos adversos relacionados a segurança do paciente; o que exige do
enfermeiro exímio cautela perante esses pacientes. Diante dessa situação, esse
relato de experiência proporcionou a reflexão de uma visão holística acadêmica
e a percepção de algumas fragilidades que são prejudiciais à saúde dos
pacientes. Objetivo: Analisar as atividades desempenhadas pelos acadêmicos de
Enfermagem nas práticas em um centro cirúrgico. Metodologia: Trata-se de um
relato de experiência, realizado no período de Junho de 2018. Para
contextualizar as Práticas do Cuidado II, que é uma disciplina oferecida no 4º
semestre do curso de enfermagem aos acadêmicos, com vista em promover a visão
prática, crítica e integral do cuidado ao paciente. Resultados: Essas
práticas integram um perfil observacional e tecnicista, por ser considerado um
dos primeiros contatos do acadêmico com o paciente. Além do acompanhamento de
cirurgias, o aluno desempenha ações do perioperatório e pós-operatório,
procedimentos que compreendem: aferição da pressão arterial, sondagem vesical
de demora, punção de acesso venoso periférico, entre outros. Importante
ressaltar que na disciplina, não são abordadas atividades administrativas e
gerenciais do enfermeiro. Conclusões: Observa-se que há uma necessidade do
aluno em aproximar a teoria da prática, pois a realidade rotineira do centro
cirúrgico se mostra mais dinâmica, quando vivenciado do que dentro da sala de
aula. Mas, mesmo diante dos desafios, os alunos, conseguem apropriarem-se das
demandas e o ensino-aprendizagem acontece de forma deliberada e sistematizada.
Contribuições para a Enfermagem: O estudo oportuniza reflexões que favorecem a
compreensão das atividades desenvolvidas pelos acadêmicos nos campos de
prática, o que beneficia espaços de desenvolvimento para o ensino em
Enfermagem.
Referências: Kaiser DE, Dallagnol CM. Teaching and learning nursing management in the hospital context: an approach in the light of Pichon-Rivière. Revista da Escola de Enfermagem da USP [Internet]. 2018 [cited 2018Jul31];51. Available from: http://dx.doi.org/10.1590/s1980-220x2017018803261
Freitas PS, Mendes KDS, Galvão CM. Processo de contagem cirúrgica: evidências para a segurança do paciente. Revista Gaúcha de Enfermagem [Internet]. 2016 [cited 2018Ago7];37(4). Available from: http://dx.doi.org/10.1590/1983-1447.2016.04.66877
Martins FZ, Dall’Agnol CM. Centro cirúrgico: desafios e estratégias do enfermeiro nas atividades gerenciais. Revista Gaúcha de Enfermagem [Internet]. 2016 [cited 2018Aug7];37(4). Available from: http://dx.doi.org/10.1590/1983-1447.2016.04.56945 |