Imprimir Resumo


70º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 6196004

E-Pôster


6196004

SAÚDE MENTAL DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM E PRINCIPAIS MEDICAMENTOS DE CONTROLE ESPECIAL UTILIZADOS

Autores:
Michele Nunes Fenzke ; Natani Cristini Colavin ; Diéssica Roggia Piexak ; Bárbara da Silva Gama ; Cintia Camila Santos de Souza

Resumo:
**INTRODUÇÃO: **Os cursos de graduação em enfermagem algumas vezes expõem os estudantes a vivenciarem inúmeras situações relacionadas aos processos complexos da vida humana. Estas vivências podem gerar conflitos que se não enfrentados de maneira crítica/reflexiva, acabam por acarretarem em inúmeros desequilíbrios. Destaca-se que estímulos emocionais vivenciados pelos estudantes, repercutem no sofrimento psíquico e na necessidade de utilizar medicamentos controlados.1 **OBJETIVO: **Identificar problemas relacionados à saúde mental de estudantes de enfermagem e os principais medicamentos de controle especial utilizados. **METODOLOGIA: **Estudo pertencente ao macroprojeto de pesquisa quantitativo/transversal, realizado numa universidade federal no Rio Grande do Sul, no período de março a abril/2018 com 156 estudantes de enfermagem. Um questionário autoaplicável foi utilizado para coleta. A análise foi através de estatística descritiva, utilizando-se o SPSS. Aprovação do Comitê de Ética sob o parecer n° 37/2018. **RESULTADOS: **33 estudantes afirmaram ter algum problema de saúde. Destes, 12 indicaram problemas relacionados à saúde mental, como: ansiedade (n=7), depressão (n=6), síndrome do pânico (n=2), transtorno obsessivo compulsivo (n=1) e transtorno de déficit de atenção (n=1). Em relação ao uso de medicação, 85 estudantes afirmaram fazer uso diário, destes 20 utilizam medicações de controle especial e 14 são para a minimização de sintomas relacionados à saúde mental. As principais classes medicamentosas citadas foram: Benzodiazepínicos (n=8): Alprazolam/Clonazepam/Lorazepam/Diazepam; Inibidores da Receptação de Serotonina (n=5): Cloridrato Sertralina/Venlafaxina/Paroxetina/Escitalopram; Antidepressivos Tricíclicos (n=1): Amitriptilina. **CONCLUSÕES: **Fazem-se necessárias intervenções em saúde para que se melhore a qualidade de vida durante a graduação, tornando-a mais saudável e menos prejudicial.** IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: **Dados do estudo demonstram o quanto há de necessidades de cuidado relacionado a saúde mental de estudantes de enfermagem. O cuidado de enfermagem pode ser desenvolvido com os próprios futuros enfermeiros e a utilização de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, por exemplo, pode ser uma estratégia importante para esse cuidado.


Referências:
1. Tindade, FTB; Gomes, NN; Ferreira, SEG; et al. Prevalência de Sintomas Depressivos em Acadêmicos de Enfermagem de uma Faculdade Privada em Belém-PÁ. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. 2017; 4(nº esp.):24-38.