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70º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 6177624

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6177624

A PRÁTICA EDUCATIVA NO COTIDIANO DA ENFERMAGEM

Autores:
Robson Lovison ; Joao Marcos Werner ; Fabiana Floriani ; Elaine de Cassia Weber

Resumo:
**Introdução:** A enfermagem, tradicionalmente profissão de cuidado, evoluiu integrando as funções de gestão e de educação1, caracterizando-se como profissão com competências diversas2, sendo as práticas educativas um dos fundamentos do cotidiano. **Objetivo:** O objetivo do estudo é desenvolver atividade de capacitação e compartilhamento de informações, com a equipe técnica da Central de Materiais Esterilizados (CME),  em relação a montagem e utilização das Máscaras de Venturi e Máscaras de Reinalação, buscando aprimorar os conhecimentos e estimular a replicação junto aos demais profissionais, sendo parte do processo de formação profissional e uma das atividades do Estágio Supervisionado I, do curso de Enfermagem da Universidade do Estado de Santa Catarina. **Metododologia:** A Prática foi realizada através de roda de conversa, sendo iniciada e encerrada com a aplicação de um questionário para avaliar o conhecimento da equipe técnica, permitindo verificar o conhecimento prévio e posterior.** Resultados: **Observou-se que 71% conheciam as peças da Máscara de Venturi e 57% de Reinalação; 85% sabiam como montar a Máscara de Venturi e 71% a de Reinalação e 57% descreveram as funções da máscara de Venturi e 42% de Reinalação. **Conclusão/contribuição: **Após a atividade todos conseguiram descrever as peças, montar e definir as funções de cada máscara. Atividade desta natureza é fundamental, pois afeta diretamente o cotidiano da equipe de enfermagem já que o trabalho nas instituições hospitalares são integradas e quanto maior o conhecimento da equipe, melhor a qualidade do cuidado na assistência da enfermagem2.


Referências:
1 Lourenção DCA, Benito GAV. Competências gerenciais na formação do enfermeiro. Rev Bras Enferm. 63(1): 91-7, 2010. 2 Benito GAV, Tristão KM, Paula ACSF, Santos MA, Ataide LJ, Lima, RCD. Desenvolvimento de competências gerais durante o estágio supervisionado. Revista Brasileira de Enfermagem, 65(1), 172-178, 2012.