Imprimir Resumo


70º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 6045916

E-Pôster


6045916

A PESPECTIVA DO CUIDADO DA ENFERMAGEM COM O TRABALHADOR RURAL EXPOSTO AO USO DE AGROTÓXICOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA.

Autores:
Angélica Pinto da Silva ; Marcela de Abreu Moniz ; Ana Claudia Felipe Thomaz dos Santos ; Harlon França de Menezes ; Giselle Nascimento de Andrade

Resumo:
**INTRODUÇÃO**: O processo produtivo rural tem enfrentado modificações profundas nos últimos anos, atendendo à competitividade do agronegócio, refletindo um aumento da utilização agrotóxicos por meio da mecanização das lavouras e de técnicas associadas. **OBJETIVOS:** identificar e analisar publicações com perspectiva no trabalhador rural, e os riscos advindos do uso de agrotóxicos para sua saúde, nas publicações nacionais e internacionais. **MÉTODO:** realizou-se uma revisão integrativa nas bases de dados científicas entre os meses de maio e junho de 2018: LILACS, MEDLINE via PUBMED, CINAHL e SCOPUS, com os descritores: agrotóxicos, risco a saúde e trabalhador rural. Obtivemos o resultado de 9.175 produções na primeira busca. Optou-se posteriormente pelo refinamento da busca com as palavras-chave associadas ao operador lógico booleano "AND". O refinamento resultou nesta segunda etapa da pesquisa em 46 trabalhos. Adotou-se os critérios de exclusão: artigos que apresentavam apenas o resumo; dissertações e teses; repetição de publicações nas bases de dados; ausência de aderência às questões sobre o risco da exposição ambiental ao uso de agrotóxicos pelo trabalhador rural; e análise de referência foi embasada nas publicações de artigos dos últimos sete anos (2012 a 2018), resultando a pesquisa em 13 trabalhos. **RESULTADOS:** A partir da leitura analítica, analisou-se publicações com perspectiva no trabalhador rural e os riscos advindos do uso de agrotóxicos para sua saúde, discutindo as categorias temáticas: necessidade de políticas públicas de prevenção de doenças crônicas não transmissíveis;  diretrizes regulatórias sobre a exposição ao uso de agrotóxicos no meio rural; novas pesquisas sobre os riscos associados a exposição frente ao uso de agrotóxicos; e educação permanente dos profissionais atuantes na área rural. **CONCLUSÃO:** há uma urgência na realização de  novas pesquisas na temática, despertando um novo olhar à prática profissional, principalmente da enfermagem, direcionada à saúde do trabalhador rural.


Referências:
SANTANA VS et al. Mortalidade por intoxicação ocupacional relacionada a agrotóxicos, 2000-2009, Brasil.Rev. Saúde Pública, São Paulo; June 2013. HOBSBAWN EJ. A Era das Revoluções. 1789-1848. Tradução: Maria Tereza Teixeira e Marcos Penchel. Editora Paz e Terra Ltda; Brasil 2015. TEIXEIRA JRB et al. Intoxicações por agrotóxicos de uso agrícola em estados do Nordeste brasileiro, 1999-2009. Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília; Sept. 2014. CARNEIRO FF, RIGOTTO RM, AUGUSTO LGS, FRIEDRICH K et al. Dossiê ABRASCO: um alerta sobre os impactos dos agrotóxicos na saúde. Parte 1: agrotóxicos, segurança alimentar e nutricional e saúde. Rio de Janeiro: ABRASCO; 2016.