5959271 | CONSTRUÇÃO DE APLICATIVO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS COMO ESTRATÉGIA DE GESTÃO EM DESASTRES NATURAIS | Autores: Pedro Ruiz Barbosa Pedro Nassar ; André Luiz de Souza Braga ; Taís Oliveira Dias ; Adriano Barcelo de Araujo ; Aymê Christina Rosa de Carvalho |
Resumo: **CONSTRUÇÃO DE APLICATIVO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS COMO ESTRATÉGIA DE GESTÃO EM DESASTRES NATURAIS**
**Introdução:** o termo desastre natural é definido como o resultado de um acidente que acomete o biossistema exposto ao evento primário ou não, isto é, podendo ser o evento principal ou a consequência deste. Este agravo vêm se tornando um grande problema de saúde pública, pois há muitos anos causam inúmeros prejuízos à vida de parte da população. O planejamento de ações para a redução dos riscos pré, durante e pós desastre, envolvem ações que consistem na sistematização das atividades em diferentes níveis de complexidade, através das políticas públicas envolvendo a atenção primária, para interlocução entre a população adscrita e a unidade de saúde. Como **objetivo** desenvolver um protótipo de _software_ de telefonia móvel, para o levantamento do perfil de comunidades, quanto a vulnerabilidade socioambiental em desastres. **Métodos**: trata-se de um estudo aplicado, baseados na engenharia de software e fundamentado no ciclo de vida de desenvolvimento de sistemas. Como **resultado** foi desenvolvido um Software, que dispõe de 8 telas, capaz de avaliar condições socioambientais da comunidade. Os dados coletados ficarão armazenados internamente e poderão ser enviados ao servidor WebService quando houver disponibilidade de acesso à internet. **Conclusão**: o presente trabalho contribuiu para a criação de um aplicativo que visa a identificação da vulnerabilidade e mapeamento de uma área em que a equipe multidisciplinar atua. **Contribuições para Enfermagem na Atenção Primária a Saúde:** A padronização no mapeamento de comunidades, contribui para a implementação e avaliação de políticas públicas, proporciona informações de forma mais rápida e contribuir para o planejamento em saúde, no plano de ação para a redução de desastres e morbimortalidades, além da tomada de decisão baseado em indicadores e evidências.
**Descritores:** Desastres, vulnerabilidade, gestão de risco, atenção primária à saúde.
Referências: 1. Furtado, J et al. Capacitação básica em Defesa Civil. Universidade Federal de Santa Catarina. Centro universitário de Pesquisa e Estudo sobre Desastres. Florianópolis, 2012. p. 51 - 53.
2. DA Rocha, V. O papel do agente comunitário de saúde na prevenção de desastres por deslizamento em comunidades do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2015. p. 15.
3. Noal, D. S et al. Gestão local de desastres naturais para atenção básica. Rio de Janeiro, 2016. p. 15 - 16.
4. Christovam, B. P. Gerência do cuidado de enfermagem em cenários hospitalares: a construção de um conceito. Tese (doutorado) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2009.
5. Silva, K.L; Évora, Y.D.M; Cintra, C.S.J. Desenvolvimento de software para apoiar a tomada de decisão na seleção de diagnósticos e intervenções de enfermagem para crianças e adolescentes. Rev. Latino-Am. Enfermagem; 23(5):927-35 Set/Out 2015 |