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5801445 | Serious game em saúde: levantamento de conhecimentos científicos oriundos em periódicos nacionais | Autores: Talita Vidotte Costa |
Resumo: Introdução: Atualmente, com avanços tecnológicos, o serious game destaca-se
como ferramenta de ensino lúdica, que motiva o processo de aprendizagem,
auxiliando na tomada de decisão, mudanças de atitudes e hábitos de nosso
cotidiano.1 Objetivo: realizar levantamento bibliográfico sobre as publicações
de artigos científicos que versavam sobre a temática serious game na área de
saúde. Método: foram selecionadas as bases de dados: Scientific Electronic
Library Online, Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde e
Banco de Dados em Enfermagem. O levantamento ocorreu no período de janeiro de
2014 a julho de 2018, utilizando-se os seguintes Descritores em Ciências da
Saúde: “jogos de vídeo”, “tecnologia educacional” e “treinamento por
simulação”. Também foram utilizados descritores não controlados como “serious
game”, “jogos sérios”, “jogos educacionais” e “jogos educacionais digitais”.
Como critérios de inclusão, utilizou-se: artigos indexados nas bases de dados
citadas, publicados em português, apresentando seu conteúdo na integra. Foram
excluídas publicações duplicadas, revisões integrativas, sistemáticas e
editoriais. Resultados: Após a aplicação dos critérios de inclusão, a amostra
ficou composta por 340, sendo analisados 12 artigos. Os resultados mostraram
que houve um aumento de publicações no decorrer dos anos, e que os principais
assuntos abordados foram a introdução do serious game como estratégia de
ensino durante a graduação, a capacitação profissional diante de temas de
serviço e validação dos jogos em diversos seguimentos. Conclusão: A síntese
apresentada nas publicações destaca que esta tecnologia está em expansão e de
modo crescente, haja visto que pode ser utilizada como meio de fortalecimento
de ações que promovam ações de saúde.
Referências: 1. Machado LS, Moraes RM, Nunes FLS, Costa RMEM. Serious games baseados em realidade virtual para educação médica. Rev Bras Educ Med. 2011;35(2):254-62. |