E-Pôster
5718885 | Semana de enfermagem como meio para fortalecimento do cuidado de enfermagem no contexto da formação técnica pública para alunos no município de Marituba, Pará: Relato de Experiencia. | Autores: Zélia de Oliveira Saldanha ; Ewerton Cleyton Maciel de Almeida ; Camilo Eduardo Almeida Pereira ; Aline Oliveira Gama ; Karina Faine da Silva Freitas |
Resumo: **Introdução: **Estudantes dos cursos técnicos de enfermagem precisam conhecer e compreender os aspectos que norteiam sua profissão, e cabe aos formadores/docentes a responsabilidade de capacitar e orientar na descoberta do conhecimento e fortalecimento do cuidado como prática real no seu dia-a-dia. Faz-se necessário participar e integrar os alunos nesse processo de construção e fortalecimento para que consigam compreender o protagonismo da enfermagem no processo de cuidar, tanto quanto possam vislumbrar possibilidades de superação das dificuldades que a profissão enfrenta, como também o de buscar o ensino de um cuidado mais humanizado e oportunizado pela equipe de enfermagem. **Objetivo: **Estimular aos alunos de um centro de formação técnica em enfermagem um olhar diferenciado ao cuidado de enfermagem oportunizado pela categoria. **Metodologia: **A partir do projeto da Semana de Enfermagem, os alunos realizaram uma ação na praça do município com o oferecimento de serviços de enfermagem, como: verificação de pressão arterial, glicemia capilar e orientações de educação em saúde ao público visitante. **Resultados: **Pode-se observar que a formulação do projeto fortaleceu o senso de responsabilidade dos alunos, principalmente por proporcionar a aplicação dos ensinos recebidos nas aulas teóricas, e aplica-los na prática. Outro destaque durante a ação, foi o momento reservado para orientações em saúde realizado pelos alunos, voltados para as medidas preventivas de doenças. **Contribuições para a Enfermagem:** O intuito desse projeto é ampliar e divulgar de forma educativa e de fácil compreensão as questões do cuidado com o outro, tendo como foco a divulgação e valorização desta temática aos alunos do curso técnico de enfermagem de uma escola pública bem como a comunidade a qual esses estudantes estão inseridos.
Referências: 1. Rocha JBB, Nogueira LT, Zeitoune RCG. Entre o prescrito e o real: (des)compasso entre ensino e prática do técnico de enfermagem. Esc. Anna Nery. 2005;9(2):237-246
2. STUTZ, BL, JANSEN, AC. Ensino técnico na área da saúde: os desafios do processo de aprendizagem. Psicol. esc. educ. [online]. 2006, vol.10, n.2, pp. 211-222. ISSN 1413-8557 |