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70º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 5716185

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5716185

Escolha pelo Curso de Graduação pelos profissionais de Enfermagem de nível médio: motivos e perspectivas

Autores:
Roberta Seron Sanches ; Melissa Lucia Melo ; Zélia Marilda Rodrigues Resck ; Rogério Silva Lima

Resumo:
Ainda que o cenário profissional da enfermagem apresente-se marcado por dificuldades de empregabilidade, baixos salários e jornadas extensas1, estudo aponta que 34,3% dos profissionais de enfermagem de nível médio já possui ou está cursando ensino superior, sobretudo, em enfermagem2. Este estudo qualitativo, descritivo e exploratório, realizado em uma universidade pública, com a participação de oito estudantes, buscou apreender dos técnicos e auxiliares de enfermagem, a escolha pelo ensino superior na área. Foram realizadas entrevistas gravadas e para análise dos dados, empregou-se análise temática3. A escolha pela profissão deu-se pela percepção de uma oportunidade, sendo o curso superior uma continuidade desta escolha, motivada por identificação com a profissão, busca por conhecimentos, por remuneração e ainda, pela facilidade de acesso ao curso superior. Perspectivas futuras incluem atuar como enfermeiros e cursar pós-graduação como possibilidade de incrementar a formação, delinear a carreira para áreas específicas, possibilitar distanciamento da assistência direta, ou, ainda, como forma de dar continuidade a uma escolha de carreira realizada de forma pouco reflexiva. O estudo sugere a necessidade de reflexão acerca do perfil dos estudantes dos cursos de graduação em enfermagem, bem como da inserção dos profissionais de enfermagem de nível médio que concluíram o curso superior nos postos de trabalho.


Referências:
1. Machado MH, Wermelinger M, Vieira M, Oliveira E, Lemos W, Aguiar Filho W et al. Mercado de trabalho da enfermagem: aspectos gerais. Enferm. Foco. 2016; 7(esp):35-62. 2. Machado MH, Wermelinger M, Vieira M, Oliveira E, Lemos W, Aguiar Filho W et al. Aspectos gerais da formação da enfermagem: o perfil da formação dos enfermeiros, técnicos e auxiliares. Enferm. Foco. 2016; 7(esp):15-34. 3. Braun V; Clarke V. Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology. 2006; 3:77-101.