5709054 | Posicionando-se perante a vida após o câncer de mama | Autores: Fernanda Cassanho Teodoro ; Marilene Loewen Wall |
Resumo: **Introdução:** O câncer de mama é um evento traumático que envolve processos de significar a vivência e a vida(1). **Objetivo:** Compreender a vivência das mulheres com câncer de mama. **Método:** Trata-se de um estudo qualitativo, embasado na Teoria Fundamentada nos Dados Construtivista(2), realizado em um Serviço de Farmácia Ambulatorial, de um hospital do Sul do país. A coleta de dados ocorreu entre os meses de junho de 2016 a abril de 2017, por meio de entrevistas semi-estruturadas, com onze mulheres com diagnóstico de câncer de mama e em terapia hormonal. Para análise, utilizou-se a codificação construtivista(2) e como organizador o _software_ MAXQDA12®. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob o parecer nº 1.483.681. **Resultados:** Emergiram o tema “Posicionando-se perante a vida após o câncer de mama” e as categorias “Sendo passiva antes do câncer de mama”, na qual emergem atitudes embasadas nos valores de vida prévios ao câncer; “Temendo a incerteza do existir”; “Resignificando os valores de vida”; e “Tornando-se autônoma após o câncer de mama”, na qual há a reconstrução de um ser autônomo devido às adversidades e resignificados dos valores. **Conclusões: **A vivência do câncer de mama incide na reconstrução da percepção de vida e a novos construtos de valores. **Implicações para a Enfermagem: **O câncer de mama é permeado por embates pessoais e familiares, discutidos pela perspectiva do cuidado paliativo, porém, escassos na trajetória da doença.
Referências: 1. Martino ML, Onorato R, Freda ML. Linguistic markers processing trauma experience in women’s written narratives during different breast cancer phases: Implications for clinical interventions. Eur J Psychol 2015;11(4):651-63.
2. Charmaz K. A construção da teoria fundamentada: guia prático para análise qualitativa. Porto Alegre: Artmed; 2009. |