5700923 | QUALIFICANDO O DOCENTE PARA QUALIFICAR O CUIDADO | Autores: Maria Luiza Carvalho de Oliveira ; Daniela Maysa de Souza ; Vânia Marli Schubert Backes |
Resumo: O ensino do cuidado qualificado em enfermagem consiste num dos desafios
docentes, pois as estratégias utilizadas para ensinar, influenciarão na
qualidade do cuidado ofertado pelo discente1. Ensinar contempla além do
conhecimento científico, o domínio de estratégias pedagógicase a viabilização
de circunstâncias que favoreçam o aprendizado. Estas habilidades podem ser
fortalecidas em encontros de formação docente, para que fortaleçam seu
Conhecimento Pedagógico do Conteúdo2(CPC) e desta forma, nesta mescla de
conteúdo e didática, consigam tranformar seu conhecimento em experiências que
possibilitem o aprendizado discente. Considerando esta necessidade de
qualificação docente, este estudo de casos coletivos com abordagem qualitativa
(excerto de tese) realizado com duas docentes novatas, objetivouanalisar os
processos de prática e construção do CPC, na Educação Profissional Técnica de
Nível Médio em Enfermagem.A coleta de dados envolveu entrevista e observação
das aulas. Para análise de dados, optou-se pela análise de conteúdo. Os
resultados demonstraram predomínio de práticas tradicionais de ensino,
centradas no conhecimento do professor, com uma tentativa de posturas mais
flexíveis. Conclui-se que a transição de um modelo tradicional de ensino para
um ensino mais dialógico, com o protagonismo do aluno, evidencia o processo de
expansão do CPC e o aprendizado na e sobre a própria prática pedagógica,
buscando o fortalecimento dos saberes docentes, manifestam um pensamento mais
reflexivo, com uma percepção da profissionalização do ensino.
Referências: 1. Carreiro MA, Santos MMD, Gama PR, Figueiredo, NMA. Maneiras de pesquisar o cuidado de enfermagem por meio do método cartográfico. Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online [Internet]. 2015;7(4):3135-3147. Availablefrom: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=505750948002.
2.Shulman LS.Conocimiento y Enseñanza:Fundamentos de la Nueva Reforma. Revista de currículum y formación del profesorado[Internet]. 2005; 9(2):1-30.Availablefrom:https://www.ugr.es/~recfpro/rev92ART1.pdf |