5699924 | ENSINO-SERVIÇO COMO CONTRIBUINTE PARA REDUÇÃO DE AGRAVOS A SAÚDE DE UMA COMUNIDADE | Autores: Fernanda Flania Soares Maia ; Maria Iara de Sousa Rodrigues ; Ana Valeska Perdigão Barros ; Luiz Cassimiro de Araújo Júnior ; Alisson Salatiek Ferreira de Freitas |
Resumo: **INTRODUÇÃO**: A Unidade Atenção Primária à Saúde - UAPS que tem na sua vivência a dinâmica de ensino, acaba oferecendo simultaneamente a seus profissionais dos serviços de saúde estímulo de buscar e de renovar os conhecimentos, bem como mostrando-lhes novos caminhos e horizontes que ainda podem ser descobertos no trabalho da Estratégia Saúde da Família (ESF), junto à família-comunidade¹. **OBJETIVOS**: Relatar a parceria do ensino com serviço como contribuição para melhoria da saúde de uma comunidade. **MÉTODOS**: Trata-se de relato de experiência ocorrido em uma UAPS no primeiro semestre de 2018. Composto da vivência dos acadêmicos de enfermagem, profissionais e gestores. A experiência teve dois momentos: levantamento de uma análise epidemiológica e o estabelecimento de um plano de ação. **RESULTADOS: **A parceria proporcionou a criação de um ambulatório de IST´s, elaboração de um fluxograma e do prontuário de pessoas acometidas por IST’s. Foi acrescido nas assistências, a realização de educação em saúde para prática de sexo seguro nas consultas e em salas de esperas e o diagnóstico precoce por meio de teste rápido, consulta de avaliação masculina e pré-natal masculino. **CONCLUSÃO: **A assistência quando ela tem o engajamento de todos os atores envolvidos, possibilita o fortalecimento dos princípios do Sistema Único de Saúde, visando um atendimento de qualidade e integral para comunidade. **IMPLICAÇÕES DE ENFERMAGEM:** Fortalece o processo de cuidado do enfermeiro mediante a usuários acometidos pela IST’s, pois proporciona um aprendizado significativo.
Referências: Lazarini, FM, Barbosa, DA. Intervenção educacional na Atenção Básica para prevenção da sífilis congênita. Revista Latino-Americana de Enfermagem. 2017;(25):1-9. |