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70º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 5672316

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5672316

Patrimônio histórico como estratégia de ensino de História da Enfermagem

Autores:
Maria Angélica de Almeida Peres ; Pacita Geovana Gama de Souza Aperibense ; Anna Beatriz Sant´anna Ferreira de Souza

Resumo:
**Introdu****ção:** Ministrar História da Enfermagem na graduação torna-se um desafio, uma vez que cresce o número de informações sobre a trajetória da profissão1. Localizada em um prédio histórico tombado, a Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN) iniciou um projeto para ensinar História da Enfermagem no seu patrimônio. **Objetivo**: Relatar o uso de visita guiada como estratégia de ensino de História da Enfermagem. **Método: **Relato de experiência em favor da educação museal nos cursos de enfermagem. **Resultados:** As visitas guiadas à EEAN como estratégia de ensino vem ganhando espaço, desde 2013. Tal atividade consta de palestra e visita ao Prédio (PA), Museu e Centro de Documentação da EEAN. A divulgação dessa estratégia de ensino trouxe Cursos de Graduação e de Técnico de Enfermagem públicos e privados do Rio de Janeiro e adjacências para aprenderem a História da Enfermagem em um patrimônio histórico da profissão. Os estudantes e professores participam ativamente do processo, ao tempo que passeiam pelos espaços de memória da EEAN, que guardam, entre outras coisas, uma arquitetura da década de 1920, móveis e outros objetos históricos, como bustos, estátuas, insígnias e uniformes relacionados a profissão de enfermagem2. **Considerações Finais**: Diante do registros sobre os cursos que solicitam a visita guiada à EEAN, pode-se afirmar que o ensino de História da Enfermagem se utiliza da educação museal como estratégia didática. A EEAN vem contribuindo com o ensino de História da Enfermagem à nível regional, ao ministrar para diferentes cursos de graduação e técnico de enfermagem parte do seu conteúdo, ao tempo que estimula a preservação da memória e identidade profissional. **Contribuições para a Enfermagem:** divulgar para profissionais de enfermagem a atividade como forma de ampliar aos demais cursos da área a visita guiada e servir de exemplo às instituições para investirem na preservação da memória institucional e profissional.


Referências:
1 Erdmanna AL, Peiter CC, Lanzonia GMM. Grupos de pesquisa em enfermagem no Brasil: comparação dos perfis de 2006 e 2016. Rev Gaúcha Enferm. 2017 [cited in 2017 fev 02]. Available in: http://www.scielo.br/pdf/ean/v19n1/en_1414-8145-ean-19-01-011.pdf 2 NL Dias, MS Carvalho, L Paim, PGGS Aparibense, MAA Peres. Monumentos e personagens históricos: preservação da identidade profissional da enfermagem em espaço acadêmico. Hist enferm Rev eletrônica. 2016; [cited in 2018 sep 30]. Available in: http://here.abennacional.org.br/here/2a05.pdf