E-Pôster
5569212 | Trabalhando em um Currículo Integrado: Percepção do professor | Autores: Paula Graziela Pedrão Soares Perales ; Danielle Cortêz da Silva ; Adriano José Barbosa Junior ; Beatriz Queiroz Ribeiro |
Resumo: **Introdução: **Os currículos de graduação em Enfermagem têm passado por reformulações, buscando romper com o modelo tradicional de ensino. O Currículo Integrado se mostra como uma alternativa para a integração dos saberes. **Objetivo: **Compreender a percepção do professor sobre sua atuação em um Currículo Integrado de Enfermagem. **Metodologia: **Estudo qualitativo, compreensivo. Envolveu 16 professores do Currículo Integrado de um curso de Graduação em Enfermagem. Os dados foram coletados em 2015 e 2016, por meio de entrevistas individuais. Para análise utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. **Resultados:** Emergiram duas categorias: Transição do currículo tradicional para o Integrado; Perspectivas atuais de trabalho no Currículo Integrado. Evidenciou-se que a adaptação dos professores ao Currículo Integrado foi permeada por vários desafios, por ser uma proposta de ensino que exige a integração entre várias áreas do conhecimento e por terem tido uma formação pautada no método disciplinar de ensino. Apesar dos desafios, os docentes reconhecem que atualmente não conseguem trabalhar de outra forma, pois ele desafia diariamente o professor a buscar novos conhecimentos e estratégias de ensino. **Conclusões: **Apesar dos desafios enfrentados pelos professores ao se adaptarem ao Currículo Integrado, há o reconhecimento das potencialidades que este tem para o processo de ensino. **Contribuições para a Enfermagem: **A implementação de propostas de ensino condizentes com a atualidade, pode contribuir para a formação de enfermeiros com atitudes e competências que qualifiquem a assistência de enfermagem e modifiquem os processos de trabalho em saúde.
Referências: Gomes AP, Rego S. Paulo Freire: contributions to the changing strategies for teaching medicine. Rev Bras Educ Med. 2014 July/Sept; 38(3):299-313;
Kikuchi EM, Guariente MHDM. Currículo integrado: a experiência do curso de Enfermagem da UEL. 2ed. Londrina: Eduel; 2014.
Bardin, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011. |