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5529325 | AVALIAÇÃO DE INDICADORES DE SAÚDE DA CRIANÇA DE UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL | Autores: Camila Lima Moraes dos Santos ; Rosilda Silva Dias ; Anne Caroline Rodrigues Aquino ; Elouise Rayanne de Almeida Vasconcelos ; Mayane Cristina Pereira Marques |
Resumo: O terceiro eixo da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança no
âmbito do SUS define como ações dos profissionais a promoção e o
acompanhamento do crescimento e do desenvolvimento integral da criança tendo a
Caderneta de Saúde da Criança como ferramenta para o cuidado¹. Nessa direção o
Programa Saúde na Escola objetiva contribuir para a formação integral dos
estudantes por meio de ações ao enfrentamento das vulnerabilidades que
comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de
ensino configurando a escola como contexto para as práticas de atenção à
criança.** Objetivos:** Avaliar indicadores de saúde de crianças escolares**.
Metodologia:** A avaliação das crianças foi realizada em escola pública de um
município de São Luís no Estado do Maranhão. Foram avaliados os indicadores de
crescimento (peso/idade, altura/idade, IMC/idade), situação vacinal,
suplementação de ferro e vitamina A e a pressão arterial. Foram avaliadas 72
crianças regularmente matriculadas e frequentando a escola nos dias da
avaliação**. Resultados: **Das 72 crianças, (77,7%) foram classificadas com
peso, altura e IMC adequados para a idade. Não havia nenhum registro na
Caderneta a respeito ao desenvolvimento. Quanto à situação vacinal (94 4%)
apresentaram esquema vacinal completo; a suplementação de Vitamina A (84,7%)
delas com esquema incompleto. No tocante à suplementação de ferro, (90,2%) sem
registro. **Conclusão:** As ações da atenção à criança não estão sendo
adequadamente manejadas pelos profissionais da Atenção Básica e esta situação
foi revelada pela fragilidade nos registros na Caderneta de Saúde da
Criança.**Implicações para Enfermagem**: Cabe ao Enfermeiro tanto a
implantação das ações para o cuidado integral às crianças menores de cinco
anos, assim como, a inserção da escola como contexto para o cuidado seguido
pelo manejo adequado da Caderneta de Saúde da Criança.
Referências: 1-BRASIL. Ministério da saúde. Politica Nacional de Atenção Integral a Saúde da Criança. Brasília, Ministério da saúde, 2015. |