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5487547 | Simulação clínica no curso de graduação em enfermagem da UFSC: percepção docente | Autores: Naian Ingrid Rodrigues da Silveira ; Paula Bresolin ; Saionara Nunes de Oliveira ; Marina da Silva Sanes ; André Lucas Maffissoni |
Resumo: Introdução: a simulação clínica é uma estratégia de ensino que vem sendo
utilizada com frequência em âmbito nacional e internacional. Essa metodologia
de aprendizagem permite recriar um contexto clínico, com objetivos pedagógicos
planejados, utilizando simuladores ou atores, em ambiente seguro, de modo a
propiciar o desenvolvimento de competências profissionais, estimulando a
reflexão no momento do debriefing. Objetivo: conhecer a percepção dos docentes
de um curso de graduação em enfermagem sobre a simulação clínica como
estratégia de ensino. Método: pesquisa qualitativa, com delineamento
exploratório-descritivo, origina-se a partir de um projeto de pesquisa do
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC 2018/2019. Os
participantes do estudo serão os docentes do curso de graduação em enfermagem
da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A coleta de dados será
realizada mediante assinatura de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e
consistirá de entrevista semiestruturada, gravada em áudio e posteriormente
transcrita e validada pelos participantes. Os dados serão tratados mediante
proposta operativa de análise temática de Minayo (2010). Resultados esperados:
pretende-se ao final do trabalho conhecer com profundidade como os docentes
experienciam a simulação clínica de modo a qualificar a estratégia de ensino.
Acredita-se que os resultados poderão auxiliar no aperfeiçoamento da
estratégia não somente na UFSC, mas também em outras instituições, mediante
publicização dos resultados obtidos. Implicações para a Enfermagem: o uso da
simulação no ensino pode ser aperfeiçoado e a percepção do docente pode
contribuir para este processo.
Referências: Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo (SP): Hucitec; 2010. |