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5480505 | ENSINO E PESQUISA EM HISTÓRIA DA ENFERMAGEM NA GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: REVISÃO DE LITERATURA | Autores: Karla Mychelle Cezario de Lima ; Vivian Mayara da Silva Barbosa ; Imaculada Pereira Soares |
Resumo: INTRODUÇÃO: A História da Enfermagem é entendida como área interdisciplinar
situada na interseção das duas áreas de conhecimento (enfermagem e história) e
que exige daqueles que nela militam (enfermeiros e historiadores) capacidades
cognitivas e afetivas especiais1. OBJETIVO: analisar como o ensino e pesquisa
de História da Enfermagem vêm sendo abordada nos cursos de graduação e pós-
graduação em enfermagem no Brasil. MÉTODO: estudo quantitativo, bibliométrico,
em que se buscou na literatura científica artigos que versassem sobre o ensino
e a pesquisa em História da Enfermagem nos Programas de Graduação e Pós-
Graduação em Enfermagem brasileiros. Tomou-se como recorte temporal de 2007 a
2017 e as bases de dados estabelecidas foram BVS Enfermagem, Scielo e LILACS.
Utilizou-se como mecanismo de busca “história da enfermagem AND educação em
enfermagem”. Após leitura dos títulos e resumos integraram a revisão 07
artigos científicos. RESULTADOS: os artigos encontrados foram publicados de
2007 a 2014, porém não foram encontrados estudos nos anos de 2008 e 2010.
Majoritariamente foram revisões de literatura (05), sendo os outros relatos de
experiência (02). Duas categorias foram evidenciadas: o uso de estratégias e
recursos inovadores no ensino de história da enfermagem (biografias,
construção de objetos virtuais e linha do tempo); e análise histórica da
situação brasileira em produção na graduação e pós-graduação, grupos de
pesquisa e educação da história da enfermagem. CONCLUSÃO: os estudos apontam
que o ensino e a pesquisa em história da enfermagem no Brasil é uma área
consolidada, no entanto é imprescindível a superação das metodologias
tradicionais de ensino, o fortalecimento dos grupos de pesquisa e incentivo
para as pesquisas na área. IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: a história da
enfermagem brasileira deve ser endossada em todos os programas de graduação e
pós-graduação em enfermagem, por possibilitar a apropriação e ressignificação
da profissional.
Referências: Barreira IA, Baptista SS. O movimento de reconsideração do ensino e da pesquisa em história da enfermagem. Rev Bras Enferm, Brasília (DF) 2003 nov/dez; 56(6):702-706 . |