E-Pôster
5452682 | RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM NA VISITA DOMICILIAR À UMA PUÉRPERA | Autores: Zulmerinda Meira Oliveira ; Phelipe Santos de Sales ; Nathielle Brasileiro de Souza Rocha ; Caliana Beatriz de Aguiar Barbosa ; Melca de Oliveira Duarte |
Resumo: **Introdução: **o puerpério é o momento pós-parto em que a mulher experimenta alterações físicas e psíquicas até que os órgãos reprodutores e seus mecanismos retornem ao estado pré-gravídico. **Objetivo: **relatar a experiência de acadêmicos em visita domiciliar à uma puérpera. **Metodologia: **relato de experiência oriundo de visita domiciliar realizada a uma puérpera por discentes de um curso de graduação em enfermagem matriculados na disciplina Enfermagem em Atenção à Saúde da Mulher com base em um roteiro previamente elaborado pelos docentes, o que os possibilitou avaliar a evolução pós-parto, sanar dúvidas e oferecer orientações sobre o autocuidado e cuidado ao recém-nascido. **Resultados:** realizou-se anamnese e exame físico no 8º dia pós-parto cesáreo sem intercorrências ou anormalidades. Percebeu-se que a puérpera não demonstrou confiança em primeira instancia mostrando-se tímida durante a realização dos procedimentos e orientações, evidenciando a importância de que a primeira visita domiciliar pós-parto seja realizada pelo enfermeiro que a acompanhou durante as consultas de pré-natal, devido ao vínculo antecipadamente estabelecido entre ambos. **Considerações Finais:** o momento serviu para agregar conhecimentos sobre o puerpério e reconhecer a importância da visita domiciliar nesse momento da vida da mulher em prol da sua saúde. **Implicações para a Enfermagem: **o papel da enfermagem na formação de vínculo e cuidado integral à saúde da mulher é crucial para prevenção, proteção e reabilitação em saúde, sendo a visita domiciliar uma das possibilidades para o alcance desses resultados.
Referências: Almeida SM, Silva IA. Necessidades de mulheres no puerpério imediato em uma maternidade pública de salvador, Bahia, Brasil. Esc Enferm USP. Mai 2014. 2(42): 347 – 54.
Rezende J, Montenegro AB. Obstetrícia fundamental. 2 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 20 |