E-Pôster
5425573 | GRUPO DE GESTANTES E CASAIS GRÁVIDOS: 22 ANOS ATENDENDO AS NECESSIDADES DA COMUNIDADE | Autores: Margarete Maria de Lima ; Maria de Fatima Mota Zampieri ; Roberta Costa ; Talita de Oliveira Piza ; Juliana dos Santos |
Resumo: **Introdução**: os grupos educativos são espaços dialógicos e reflexivos sobre a gestação, parto e puerpério oportunizando o aprofundamento de temas e questões de interesse do grupo e da comunidade (1,2).
**Objetivo:** Relatar a experiência de um projeto de extensão universitária de cunho educativo, grupal, interdisciplinar e gratuito, direcionado às gestantes e seus acompanhantes.
**Método:** Relato de experiência de um projeto de extensão da Universidade Federal de Santa Catarina, fundado em 1996 em parceria com o Departamento de Enfermagem e psicóloga do Hospital Universitário/UFSC.
**Resultados:** São desenvolvidas atividades educativas e interdisciplinares com casais grávidos e gestantes do 4º ao 8º mês de gravidez, propiciando um espaço de assistência, de ensino-aprendizagem e pesquisa para discentes e profissionais. Os encontros são realizados semanalmente durante oito quintas-feiras, sendo constituídos de três momentos: a) conscientização corporal, relaxamento e respiração, b) lanche e c) tematização. Os temas, definidos pelos participantes são discutidos com metodologia ativa, atividades lúdicas e artísticas, oficinas, trabalhos e discussões em subgrupos, troca de experiências e demonstrações práticas. No último encontro é realizada a visita à maternidade, confraternização, amigo invisível da barriga e avaliação. São realizados quatro grupos anualmente, sendo abertas 25 vagas para gestantes e acompanhantes. Após o nascimento do último bebê de cada grupo é realizado o reencontro de pais e bebes.
**Conclusão:** As atividades desenvolvidas ao longo da trajetória do grupo trazem impacto direto na saúde das gestantes ou casais grávidos e acompanhantes, estimulando a autonomia e protagonismo da mulher e as boas práticas de atenção ao parto e nascimento.
**Contribuição para a Enfermagem:** A extensão universitária contribui para que a enfermagem divulgue e valorize o parto normal e a atenção humanizada à mulher durante o processo de nascimento.
Referências: BRASIL. Ministério da Saúde. Grupo Hospitalar Conceição. Gerência de Saúde Comunitária Atenção à saúde da gestante em APS / organização de Maria Lucia Medeiros Lenz, Rui Flores. – Porto Alegre: Hospital Nossa Senhora da Conceição, 2011.
ZAMPIERI, Maria de Fátima Mota et al. Processo educativo com gestantes e casais grávidos: possibilidade para transformação e reflexão da realidade. Texto contexto-enferm., Florianópolis , v. 19,n. 4,Dec. 2010. |