E-Pôster
5402928 | ÍNDICE DE SATISFAÇÃO EM TREINAMENTOS DE PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA COM UTILIZAÇÃO DA SIMULAÇÃO REALÍSTICA COMO METODOLOGIA DE ENSINO. | Autores: Ana Lygia Pires Melaragno ; Vinicius Soares Guilherme ; Ariadne da Silva Fonseca ; Fabiana dos Reis ; Karen Regina Amato Samos |
Resumo: **Introdução:** Entende-se por PCR a cessação de atividades do coração, da circulação e da respiração, reconhecida pela ausência de pulso ou sinais de circulação, estando o paciente inconsciente. Nesta direção, ao considerar a PCR como uma emergência clínica, na qual o objetivo do tratamento consiste em preservar a vida, restabelecer a saúde, aliviar o sofrimento e diminuir incapacidades, o atendimento deve ser realizado por equipe competente, qualificada e apta para realizar tal tarefa3. **Objetivo:** Relatar o índice de satisfação dos participantes nos treinamentos básicos de Parada Cardiorrespiratória (PCR) oferecidos em um centro de simulação realística de uma rede de hospitais privados de grande porte da cidade de São Paulo no período de janeiro de 2018 á fevereiro de 2018. **Metologia: E**studo descritivo quantitativo realizado no período de janeiro de 2018 a fevereiro de 2018 em um centro de simulação realística de uma rede de hospitais privados de grande porte da cidade de São Paulo. **Resultados:** Foram realizados 02 treinamentos para profissionais da saúde das categorias: médica e de enfermagem no referido período totalizando 16 participantes com média de 8 participantes por curso. Os treinamentos foram ministrados com metodologia teórico-prático utilizando a simulação realística como ferramenta metodológica na abordagem prática das habilidades. Foram contemplados os seguintes temas nos treinamentos: atendimento a parada cardiorrespiratória, escala de sobrevivência (SBV), ventilação não invasiva e invasiva e conhecimentos básicos de eletrocardiograma e ritmos de PCR. Em relação ao índice de satisfação dos participantes dos treinamentos, foi verificado que a maioria considerou o uso da simulação realística como estratégia de aprendizado como excelente. **Conclusão:** Pôde-se observar que os participantes demonstraram satisfação em participar de treinamentos envolvendo o uso da simulação realística, pela possibilidade de treinar em cenários que simulam situações do cotidiano. Também, por se tratar de uma experiência de aprendizado significativa, pode contribuir para ações de atendimento em situações reais, caso estas venham ocorrer.
Referências: 1. Leitão EA, Cortez MSM, Carvalho DV, Magalhães Junior HM. Atualização em ressuscitação cardiopulmonar. Rev. Min. Saúde Púb. [Internet] 2005;5(6). Disponível: http://www.esp.mg.gov.br/ wp-content/uploads/2009/07/revista06.pdf
2. American Heart Association. Destaques das Diretrizes da American Heart Association 2010 para RCP e ACE. [Internet] 2010]. Disponível: http://www.heart.org/idc/groups/heartpublic/@wcm/@ecc/documents/downloadable/ucm_317343.pdf
3. Horsted T, Rasmussen LS, Meyhoff CS, Nielsen SL. Long-termprognosisafterout-of hospital cardiacarrest. J. Resucitation. [Internet] 2007;72(2). Disponível: http://www.resuscitationjournal. com/article/S0300-9572(06)00344-3/pdf |