E-Pôster
5361715 | Acadêmicos de enfermagem e o desenvolvimento do processo de recrutamento | Autores: Rosana Martineli ; Nádia Lisieski ; Jarbas Galvão |
Resumo: Como docentes devemos atentar para a formação de profissionais para o século
XXI, apoiar nossos estudantes na identificação do seu conhecimento e de suas
necessidades de aprendizagem, para a tomada de decisões em relação à melhoria
ou ampliação de capacidades.1 Desta maneira à necessidade de diversificar
atividades de ensino aprendizagem. A utilização de situações-problema, como
disparadores da aprendizagem, é um recurso que favorece o reconhecimento e a
construção dos conhecimentos de modo associado ás circunstancias e ao
contexto. As situações podem ser problemas ou desafios reais do cotidiano da
vida ou de um determinado trabalho ou, simulações desses problemas.2
Objetivou-se apresentar aplicabilidade de uma metodologia ativa no processo de
recrutamento. Trata-se de um relato de experiência de docentes na aplicação
de uma estratégia de ensino durante o internato em atenção terciária do curso
de enfermagem da Universidade Regional de Blumenau conveniada a dois hospitais
de grande porte. Os alunos foram divididos entre as duas instituições ficando
em duplas nas unidades de internação, desenvolvendo atividades relacionadas
as competências do enfermeiro, entre elas o recrutamento. Os discentes
divulgaram perfil do candidato utilizando ambiente virtual de aprendizagem,
WhatsApp e e-mail. Posteriormente avaliaram curriculos, conhecimentos e
entrevistas, de posse dessas informações tomaram a decisão de quais candidatos
seriam recrutados, isto ocorreu em dois momentos. Possibilitando a troca dos
alunos entre os hospitais. Concluímos que contribuiu para o desenvolvimento da
maturidade profissional pelas atitudes de: responsabilidade, tomada de
decisões, liderança e administração de conflitos que possibilita um novo
enfrentamento em mesmas situações futuras na prática profissional.
Referências: 1- Lima VV, Padilha QR. Fundamentos para o Desenvolvimento de Profissionais na Saúde. São Paulo: Atheneu, 2013.
2-Siqueira PCLI, Pretolino SBMH. Modelo de Desenvolvimento de profissionais no Cuidado em Saúde. São Paulo: Atheneu, 2013. |