5323277 | Os principais encaminhamentos de crianças e adolescentes da escola para os CAPSi | Autores: Paula Shakira Araujo Pereira ; Patricia Pedrotti Soares ; Clarissa de Souza Cardoso |
Resumo: **Introdução:** A implantação dos serviços de saúde mental para crianças e adolescentes com transtornos psíquicos graves, conhecidos como Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) visa oferecer um cuidado com várias ações, incluindo intervenções intersetoriais, por exemplo, relações familiares, educação e saúde1. O vínculo da escola com a saúde mental tem se mostrado higienista por meio de encaminhamentos indiscriminados, entre a justificativa esta a dificuldade no aprendizado2. **Objetivo: **Descrever os principais motivos dos encaminhamentos de crianças e adolescentes das escolas para os CAPSi. **Metodologia**: Estudo de abordagem qualitativa e do tipo descritivo. Forma entrevistados X profissionais do CAPSi no município de Pelotas/RS. A pesquisa foi aprovada Comitê de Ética em Pesquisa sob parecer XXXXX. **Resultados: **As principais justificativas dos encaminhamentos dos escolares encontradas foram: a agressividade, auto-mutilação, indisciplina, depressão, ansiedade, agitação, sofrimento de bulling, hiperatividade e déficit intelectual. **Conclusão: **O estudo mostra uma dificuldade de compreensão dos profissionais da educação com relação à função do CAPSi, e acabam superlotando o acolhimento do serviço. Diante disso, nota-se a importância da interação intersetorial, como também a conscientização da função dos CAPSi. **Contribuições para enfermagem**: Considerando os resultados, percebe-se a necessidade de se fortalecer a rede comunicativa entre o CAPSi e as Escolas para que o cuidado das crianças possa ser qualificado.
Referências: Referências: 1. Brasil. Ministério da Saúde. Saúde mental no SUS: os centros de atenção psicossocial. Brasília-DF. 2004. 2. Henick, AC.; Faria, PMF. História da infância no Brasil. Grupo de Trabalho-Educação. In: XII Congresso Nacional de Educação. 2015. |