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5258016 | CUIDADO DE ENFERMAGEM TRANSCULTURAL À PESSOA COM DEFICIÊNCIA | Autores: Rayane Moreira de Alencar ; Lorita Marlena Freitag Pagliuca ; Evanira Rodrigues Maia |
Resumo: A integração da antropologia com a enfermagem possibilitou o surgimento da
enfermagem transcultural. A Teoria de Enfermagem Transcultural (TET) aborda a
estruturação de um corpo de conhecimentos práticos e teóricos na prestação da
assistência, considerando as crenças, comportamentos e valores culturais dos
indivíduos, fomentando o desenvolvimento de competências culturais. Objetivou-
se descrever os principais aspectos contidos nas Diretrizes Curriculares
Nacionais (DCN) do curso de graduação em enfermagem que fomentam as
competências para o cuidado de enfermagem à Pessoa com Deficiência (PcD) a luz
da TET. Pesquisa documental, qualitativa, realizada entre os meses de junho e
agosto de 2018, através da análise do conteúdo das DCN do curso de graduação
em enfermagem. Nas competências gerais do enfermeiro, as DCN discorrem sobre a
relevância da comunicação verbal e não verbal. Embasado na TET, a comunicação
é essencial para reduzir barreias culturais, essas interações devem pautar-se
na singularidade do indivíduo, adequando-se as limitações impostas pela
deficiência. O documento discorre que a formação do enfermeiro deve atender as
necessidades sociais da saúde, condicionantes e determinantes. O enfermeiro
deve prestar cuidados considerando a especificidade dos grupos trabalhados,
reconhecendo a PcD mediante suas necessidades e aspectos socioculturais. Cita-
se nas DCN a contribuição para a compreensão, interpretação, preservação,
fomento e difusão das culturas no contexto de pluralismo e diversidade.
Conclui-se que o currículo da enfermagem necessita fomentar competências que
proporcione uma assistência culturalmente adequada as PcD, indo de encontro as
concepções da TET e reforçando que diferentes culturas percebem e praticam o
cuidado de formas distintas.
Referências: Pagliuca LMF, Maia ER. Competência para o cuidado de enfermagem transcultural à pessoa com deficiência: instrumento de autoavaliação. Rev. bras. enferm. [Internet]. 2012 [citado 2018 Ago 29]; 65(5):849-855. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672012000500020&lng=pt. |