Imprimir Resumo


70º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 5253611


5253611

PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM PERIÓDICOS DE ENFERMAGEM: PRÉVIA DE UM ESTUDO

Autores:
Virginia Ramos dos Santos Souza ; Paula Lima Nascimento

Resumo:
INTRODUÇÃO: As concepções sobre o conhecimento e a ciência configuram-se como objetos de investigação, de modo que diversos tipologias estudos podem ser conduzidos adotando os documentos científicos. Essa proposta adota como objeto de estudo a produção científica divulgada em periódicos de enfermagem da América Latina e a questão de pesquisa “Como está constituída a delimitação epistemológica da produção científica divulgada em periódicos de enfermagem da América Latina?”. OBJETIVO: Investigar a delimitação epistemológica da produção científica divulgada em periódicos de enfermagem da América Latina METODOLOGIA: Tratar-se-á de estudo empírico multitécnica composto de três etapas: 1) um estudo da macroestrutura do conhecimento, no qual um modelo será elaborado para apontar apontando os movimentos de mudança das temáticas de pesquisa pelos pesquisadores, segundo modelo já aplicado(1); 2) um estudo amostral que verificará a adequação de relatos pesquisa publicados(2); e 3) por fim, procederemos a elaboração da matriz epistemológica(3). IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: considerando que o conhecimento quando submetido a apreciações implica numa tarefa complexa permeada de conflitos de interesse, ainda assim, a realização do estudo poderá apresentar um status momentâneo da disciplina Enfermagem.


Referências:
1. Jia T, Wang D, Szymanski BK, Flammini A, Di Z. Quantifying patterns of research-interest evolution. Nat Hum Behav [Internet]. Macmillan Publishers Limited, part of Springer Nature.; 2017;1(march):0078. Recuperado de: http://www.nature.com/articles/s41562-017-0078 2. Vandenbroucke JP. STREGA, STROBE, STARD, SQUIRE, MOOSE, PRISMA, GNOSIS,??TREND, ORION, COREQ, QUOROM, REMARK... and??CONSORT: for whom does the guideline toll? J Clin Epidemiol [Internet]. Elsevier Inc.; 2009;62(6):594–6. Recuperado de: http://dx.doi.org/10.1016/j.jclinepi.2008.12.003 3. Silva RHR da, Gamboa SÁS. Do esquema paradigmático à matriz epistemológica: sistematizando novos níveis de análise. ETD – Educ temát Digit. 2014;16(1):48–66.