5253611 | PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM PERIÓDICOS DE ENFERMAGEM: PRÉVIA DE UM ESTUDO | Autores: Virginia Ramos dos Santos Souza ; Paula Lima Nascimento |
Resumo: INTRODUÇÃO: As concepções sobre o conhecimento e a ciência configuram-se como
objetos de investigação, de modo que diversos tipologias estudos podem ser
conduzidos adotando os documentos científicos. Essa proposta adota como objeto
de estudo a produção científica divulgada em periódicos de enfermagem da
América Latina e a questão de pesquisa “Como está constituída a delimitação
epistemológica da produção científica divulgada em periódicos de enfermagem da
América Latina?”. OBJETIVO: Investigar a delimitação epistemológica da
produção científica divulgada em periódicos de enfermagem da América Latina
METODOLOGIA: Tratar-se-á de estudo empírico multitécnica composto de três
etapas: 1) um estudo da macroestrutura do conhecimento, no qual um modelo será
elaborado para apontar apontando os movimentos de mudança das temáticas de
pesquisa pelos pesquisadores, segundo modelo já aplicado(1); 2) um estudo
amostral que verificará a adequação de relatos pesquisa publicados(2); e 3)
por fim, procederemos a elaboração da matriz epistemológica(3). IMPLICAÇÕES
PARA A ENFERMAGEM: considerando que o conhecimento quando submetido a
apreciações implica numa tarefa complexa permeada de conflitos de interesse,
ainda assim, a realização do estudo poderá apresentar um status momentâneo da
disciplina Enfermagem.
Referências: 1. Jia T, Wang D, Szymanski BK, Flammini A, Di Z. Quantifying patterns of research-interest evolution. Nat Hum Behav [Internet]. Macmillan Publishers Limited, part of Springer Nature.; 2017;1(march):0078. Recuperado de: http://www.nature.com/articles/s41562-017-0078
2. Vandenbroucke JP. STREGA, STROBE, STARD, SQUIRE, MOOSE, PRISMA, GNOSIS,??TREND, ORION, COREQ, QUOROM, REMARK... and??CONSORT: for whom does the guideline toll? J Clin Epidemiol [Internet]. Elsevier Inc.; 2009;62(6):594–6. Recuperado de: http://dx.doi.org/10.1016/j.jclinepi.2008.12.003
3. Silva RHR da, Gamboa SÁS. Do esquema paradigmático à matriz epistemológica: sistematizando novos níveis de análise. ETD – Educ temát Digit. 2014;16(1):48–66. |