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70º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 5152349

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5152349

ESTRUTURA DE REFERÊNCIA TEÓRICA DOS MOVIMENTOS RETROATIVOS ENTRE OS PROCESSOS DE FORMAÇÃO E DE TRABALHO DO ENFERMEIRO

Autores:
Juliana Silveira Colomé ; Dirce Stein Backes ; Valéria Lerch Lunardi

Resumo:
Introdução: Os processos de formação e de trabalho possuem um ambiente próprio, ambos com as suas diversas especificidades. De um lado, têm-se os porta-vozes do meio acadêmico discutindo abordagens metodológicas, projetos pedagógicos, ambientes de aprendizagem, políticas de saúde e de educação; de outro, os enfermeiros vivenciando a organização dos serviços, as tecnologias de cuidado, os saberes gerenciais e os diferentes elementos que compõem o cotidiano da atenção em saúde. Contudo, são nos espaços conectivos, ou seja, nos cenários teórico-práticos, que saberes e vivências se inter-relacionam e adquirirem novos sentidos(1,2). Objetivo: Desenvolver uma estrutura de referência teórica que possibilite a caracterização dos movimentos retroativos entre os processos de formação e de trabalho do enfermeiro. Metodologia: Estudo qualitativo, desenvolvido em um Curso de Graduação em Enfermagem e na rede de atenção à saúde, ambos localizados na região central do Rio Grande do Sul, Brasil. Participaram do estudo professores, estudantes e preceptores do Pró-Saúde/PET-Saúde. Os dados foram coletados, no ano de 2014, mediante a técnica de grupo focal e submetidos à análise textual discursiva(3,4). Resultados: A estrutura de referência teórica foi delineada a partir das categorias centrais: Interações e retroações dos processos de formação e de trabalho do enfermeiro e (Re)organização da formação e dos cenários de práticas do enfermeiro: possibilidades integradoras. Conclusões: Considera-se que os processos em questão se desenvolvem a partir de interações mútuas, dinâmicas e contínuas, as quais promovem movimentos retroativos com potencial para (re)organizar as múltiplas dimensões envolvidas nesse sistema. O desenvolvimento desse estudo visibilizou o potencial da organização ‘formação e trabalho’ em desenvolver-se de modo cooperativo e associativo, embora ainda com muitas questões a serem repensadas. Contribuições para a Enfermagem: A caracterização desses movimentos, na perspectiva do pensamento complexo, pode subsidiar estratégias, integradoras e contextuais, para a qualificação da formação e dos cenários de práticas do enfermeiro.


Referências:
1. Morin E. Ciência com consciência. Ed. revista e modificada pelo autor. 14. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil; 2010. 2. Petraglia IC. Pensamento complexo e educação. São Paulo: Livraria da Física; 2013. 3. Backes DS, Colomé JS, Erdmann RH, Lunardi VL. Grupo focal como técnica de coleta e análise de dados em pesquisas qualitativas. Mundo Saúde, 2011; 35(4):438-42. 4. Moraes R, Galiazzi MC. Análise textual discursiva. 2. ed. rev. Ijuí: Editora Unijuí; 2011.