E-Pôster
5152349 | ESTRUTURA DE REFERÊNCIA TEÓRICA DOS MOVIMENTOS RETROATIVOS ENTRE OS PROCESSOS DE FORMAÇÃO E DE TRABALHO DO ENFERMEIRO | Autores: Juliana Silveira Colomé ; Dirce Stein Backes ; Valéria Lerch Lunardi |
Resumo: Introdução: Os processos de formação e de trabalho possuem um ambiente
próprio, ambos com as suas diversas especificidades. De um lado, têm-se os
porta-vozes do meio acadêmico discutindo abordagens metodológicas, projetos
pedagógicos, ambientes de aprendizagem, políticas de saúde e de educação; de
outro, os enfermeiros vivenciando a organização dos serviços, as tecnologias
de cuidado, os saberes gerenciais e os diferentes elementos que compõem o
cotidiano da atenção em saúde. Contudo, são nos espaços conectivos, ou seja,
nos cenários teórico-práticos, que saberes e vivências se inter-relacionam e
adquirirem novos sentidos(1,2). Objetivo: Desenvolver uma estrutura de
referência teórica que possibilite a caracterização dos movimentos retroativos
entre os processos de formação e de trabalho do enfermeiro. Metodologia:
Estudo qualitativo, desenvolvido em um Curso de Graduação em Enfermagem e na
rede de atenção à saúde, ambos localizados na região central do Rio Grande do
Sul, Brasil. Participaram do estudo professores, estudantes e preceptores do
Pró-Saúde/PET-Saúde. Os dados foram coletados, no ano de 2014, mediante a
técnica de grupo focal e submetidos à análise textual discursiva(3,4).
Resultados: A estrutura de referência teórica foi delineada a partir das
categorias centrais: Interações e retroações dos processos de formação e de
trabalho do enfermeiro e (Re)organização da formação e dos cenários de
práticas do enfermeiro: possibilidades integradoras. Conclusões: Considera-se
que os processos em questão se desenvolvem a partir de interações mútuas,
dinâmicas e contínuas, as quais promovem movimentos retroativos com potencial
para (re)organizar as múltiplas dimensões envolvidas nesse sistema. O
desenvolvimento desse estudo visibilizou o potencial da organização ‘formação
e trabalho’ em desenvolver-se de modo cooperativo e associativo, embora ainda
com muitas questões a serem repensadas. Contribuições para a Enfermagem: A
caracterização desses movimentos, na perspectiva do pensamento complexo, pode
subsidiar estratégias, integradoras e contextuais, para a qualificação da
formação e dos cenários de práticas do enfermeiro.
Referências: 1. Morin E. Ciência com consciência. Ed. revista e modificada pelo autor. 14. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil; 2010.
2. Petraglia IC. Pensamento complexo e educação. São Paulo: Livraria da Física; 2013.
3. Backes DS, Colomé JS, Erdmann RH, Lunardi VL. Grupo focal como técnica de coleta e análise de dados em pesquisas qualitativas. Mundo Saúde, 2011; 35(4):438-42.
4. Moraes R, Galiazzi MC. Análise textual discursiva. 2. ed. rev. Ijuí: Editora Unijuí; 2011. |