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70º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 5118217

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5118217

AS REPRESENTAÇÕES DE MORTE PARA ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM

Autores:
Glaudston Silva de Paula ; Florencio Reverendo Anton Neto ; Antonio Marcos Tosoli Gomes ; Caren Camargo do Espírito Santo ; Bruno Rafael Gomes Valois

Resumo:
**Introdução: **Este estudo tem por objeto as representações de morte e morrer ara acadêmicos de enfermagem, e como objetivo identificar na literatura nacional brasileira a sobre a temática morte e morrer e suas representações para acadêmicos de enfermagem. **Metodologia: **Revisão integrativa de literatura de caráter descritivo e exploratório, realizada na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), entre os anos de 2006 a 2018. Foram encontradas 618 produções bibliográficas, destes somente 12 vão ao encontro do objeto, sendo a bibliografia potencial. **Resultados : **A  representação de morte e morrer para os acadêmicos de enfermagem, contida na bibliografia potencial assinala que o medo e a impotência trazem conflitos na formação do acadêmico. A formação baseia-se a lógica do curar, e essa premissa é sustentada pelo currículos ainda inflexíveis na quais as discussões sobre morte e morrer ainda encontram-se superficiais1. **Conclusão:  **A insuficiência curricular, no que concerne a morte e morrer representada no medo e impotência faz com que o graduando tenha dificuldade em desligar-se da lógica do curar e em face a morte os conflitos emergem levando o acadêmico ao sofrimento. **Contribuições ou implicações para a Enfermagem:**  A área da saúde é o setor com mais contato com o fenômeno morte e morrer, e por isso necessita de atenção especial. Neste cenário destaca-se a equipe de Enfermagem, na qual o cuidar no processo de morte e morrer, comumente, torna-se um fardo, num ambiente composto por sofrimento, angustias e medos. Debruçar-se sobre a temática possibilita o profissional maior reflexão sobre a mesma, de tal forma que conflitos sejam evitados e não interfiram no processo de trabalho.


Referências:
1. Stochero HM et al. Sentimentos e dificuldades no enfrentamento do processo de morrer e de morte por graduandos de enfermagem. Aquichan [Internet] 2016 [cited 2018 July 16];16(2):219-229.