Imprimir Resumo


70º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 5100754

E-Pôster


5100754

SIMULAÇÃO REALÍSTICA PARA DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EM IMUNIZAÇÃO

Autores:
Jessyca Elaine Chagas Barbosa ; Brunna Laryssa Barroso de Sousa Francelino ; Lana Barroso Melo Camelo ; Amanda Tinôco Carneiro ; John Anderson dos Santos Morais

Resumo:
**Introdução:** A simulação realística é um método de treinamento que possibilita ao aluno vivenciar situações práticas do cuidado¹. **Objetivo:** Avaliar o conhecimento, habilidade e atitude (CHA) adquiridos a partir de uma simulação realística sobre imunização. **Metodologia:** Trata-se um estudo transversal realizado por meio de uma simulação em imunização e, posteriormente, aplicação de um questionário.  Realizado em abril de 2018 com acadêmicos do sétimo semestre de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará. **Resultados: **A amostra é composta por 32 estudantes, sendo 75%(24) do sexo feminino e a média de idade 23,05 (± 3,8). Na competência conhecimento, a maioria, 90,6% (29), concordou que relacionou teoria e prática, e em relação a aplicação de raciocínio clínico - lógico todos concordaram. Em relação a habilidade, 93,7% (30) concordou que organizou e planejou atividades, 87,5% (28) que exercitou liderança e 75% (24) que administrou conflitos. Na competência atitude, todos concordaram que exercitaram a autonomia e a postura profissional, porém a maioria 53,1% (17) não concordou que exercitou o trabalho em equipe. **Conclusão: **Resultou no reconhecimento da necessidade de trabalhar as competências para desenvolver melhor as habilidades, sendo isso otimizado através das técnicas de simulação realística, colocando o aluno frente uma situação próxima da realidade. **Implicações para Enfermagem: **A simulação possibilita o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo, o aprimoramento de competências a partir da exposição repetida ao longo do tempo e também auxilia no aprendizado com gradual redução de erros².


Referências:
1. Gaba DM. The future vision of simulation in healthcare. Qual Saf Health Care [Internet]. 2004 Oct [cited 2018 Jul 10]; 13(Suppl1): i2–i10. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1765792/# 2. Aebersold M, Tschannen D, Bathish M. Innovative simulation strategies in education. Nursing Research and Practice [Internet]. New York: North Ingalls; 2012 [cited 2018 Jul 10]. p. 1-7, 2012. Available from: https://www.hindawi.com/journals/nrp/2012/765212/cta/ Article ID 765212.