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70º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 5069519

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5069519

DESENVOLVIMENTO INFANTIL DE PREMATUROS NA PERSPECTIVA DA TEORIA BIOECOLÓGICA E AS NECESSIDADES ESSENCIAIS DAS CRIANÇAS

Autores:
Larissa Gramazio Soares ; Vanessa Bertoglio Comasseto Antunes de Oliveira. ; Veronica de Azevedo Mazza

Resumo:
INTRODUÇÃO: O cuidado integral à criança implica em reconhecer que ela constitui o grupo mais vulnerável da humanidade e atender às demandas essenciais da criança é fator decisivo no desenvolvimento infantil e nos impactos potenciais no presente e no futuro 1-3. OBJETIVO: desenvolver ensaio teórico-reflexivo acerca da relação entre a Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano2 e as Necessidades Essenciais das Crianças3 com vistas ao recém-nascido prematuro egresso de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN). METODOLOGIA: estudo qualitativo teórico-reflexivo fundamentado na Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano2 na perspectiva das Necessidades Essenciais das Crianças3. Foi realizado levantamento científico sobre a temática e análise reflexiva pautada nessa Teoria. Posteriormente, foram descritos os elementos teórico-conceituais sobre essa teoria, articulando-os e ressaltando as necessidades essenciais das crianças no desenvolvimento infantil de prematuros egresso de UTIN. RESULTADOS: Os quatro núcleos da Teoria Bioecológica: pessoa, processo, tempo e contexto apresentaram-se interrelacionados com as necessidades essenciais das crianças. Ressalta-se que o microssistema apresentou interrelação mais intensa. CONCLUSÃO: Foi demonstrada a existência de um fio condutor que une elementos teórico- conceituais e os torna um eixo estrutural para promoção do desenvolvimento infantil. CONTRIBUIÇÕES PARA ENFERMAGEM: Considerando que é atribuição do enfermeiro o acompanhamento do DI, a compreensão teórica-conceitual é uma ferramenta para a realização da prática com a criança prematura.


Referências:
1. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Política Nacional de Atenção Integral Saúde da Criança: orientações para implementação. Brasília: 2018. 2. Bronfenbrenner U. A ecologia do desenvolvimento humano: experimentos naturais e planejados. Porto Alegre: ArtesMédicas, 1996. 3. Brazelton TB, Greespan SI. As necessidades essenciais das crianças: o que criança precisa para crescer, aprender e se desenvolver. Porto Alegre: Artmed; 2002