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5069519 | DESENVOLVIMENTO INFANTIL DE PREMATUROS NA PERSPECTIVA DA TEORIA BIOECOLÓGICA E AS NECESSIDADES ESSENCIAIS DAS CRIANÇAS | Autores: Larissa Gramazio Soares ; Vanessa Bertoglio Comasseto Antunes de Oliveira. ; Veronica de Azevedo Mazza |
Resumo: INTRODUÇÃO: O cuidado integral à criança implica em reconhecer que ela
constitui o grupo mais vulnerável da humanidade e atender às demandas
essenciais da criança é fator decisivo no desenvolvimento infantil e nos
impactos potenciais no presente e no futuro 1-3. OBJETIVO: desenvolver ensaio
teórico-reflexivo acerca da relação entre a Teoria Bioecológica do
Desenvolvimento Humano2 e as Necessidades Essenciais das Crianças3 com vistas
ao recém-nascido prematuro egresso de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal
(UTIN). METODOLOGIA: estudo qualitativo teórico-reflexivo fundamentado na
Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano2 na perspectiva das Necessidades
Essenciais das Crianças3. Foi realizado levantamento científico sobre a
temática e análise reflexiva pautada nessa Teoria. Posteriormente, foram
descritos os elementos teórico-conceituais sobre essa teoria, articulando-os e
ressaltando as necessidades essenciais das crianças no desenvolvimento
infantil de prematuros egresso de UTIN. RESULTADOS: Os quatro núcleos da
Teoria Bioecológica: pessoa, processo, tempo e contexto apresentaram-se
interrelacionados com as necessidades essenciais das crianças. Ressalta-se que
o microssistema apresentou interrelação mais intensa. CONCLUSÃO: Foi
demonstrada a existência de um fio condutor que une elementos teórico-
conceituais e os torna um eixo estrutural para promoção do desenvolvimento
infantil. CONTRIBUIÇÕES PARA ENFERMAGEM: Considerando que é atribuição do
enfermeiro o acompanhamento do DI, a compreensão teórica-conceitual é uma
ferramenta para a realização da prática com a criança prematura.
Referências: 1. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Política Nacional de Atenção Integral Saúde da Criança: orientações para implementação. Brasília: 2018.
2. Bronfenbrenner U. A ecologia do desenvolvimento humano: experimentos naturais e planejados. Porto Alegre: ArtesMédicas, 1996.
3. Brazelton TB, Greespan SI. As necessidades essenciais das crianças: o que criança precisa para crescer, aprender e se desenvolver. Porto Alegre: Artmed; 2002 |