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70º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 5009317

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5009317

PADRONIZAÇÃO EM UM HOSPITAL DE ENSINO: EXPERIÊNCIA DE UM GRUPO DE PESQUISA

Autores:
Bárbara Resende Ramos ; Franciane Pinho Soria de Lima ; Maria Angélica Silveira Padilha ; Neyla Cristina Carvalló Viana ; Jefferson Salles da Silva

Resumo:
**Introdução:** Os grupos de pesquisa são os centros produtores de pesquisas, no entanto, apenas partes dos resultados são incorporados na prática, trazendo benefícios para a equipe de saúde, pacientes e familiares1. Um caminho importante a ser trilhado na enfermagem é o alinhamento da produção científica dos grupos as necessidades dos serviços.  **Objetivo:** Relatar a experiência de integrantes de um grupo de pesquisa no desenvolvimento de Procedimentos Operacionais Padronizados (POPs) sobre o tema lesão por pressão. **Metodologia:** relato das experiências de integrantes do Grupo de Estudo e Pesquisa em Prevenção e Tratamento de Lesões Cutâneas (GEPPTELC), Pelotas/RS. **Resultados:** O GEPPTELC atuou junto integrou-se ao Grupo de Pele (GP) do Hospital Escola UFPel/Ebserh articulando a pesquisa a necessidade do GP de padronização de processos. A estratégia de trabalho foi organizada nas etapas: 1.Sensibilização: discussão do tema. 2. Capacitação: palestras, seminários, reuniões sobre construção de POPs. 3. Diagnóstico: identificação dos processos de maior impacto. 4. Planejamento: definição dos POPs: Escala de Braden e Medidas de Prevenção de Lesão por Pressão.5. Construção: pesquisa bibliográfica, incorporação dos resultados de pesquisa na prática, elaboração e estruturação do documento, revisão, adequação a realidade institucional. 6. Validação: validação interna realizada pelos profissionais. 6. Implementação: utilização dos POPs pelos profissionais. 7. Discussão: _in loco_ envolvendo os profissionais no processo de melhoria constante. **Conclusão**: a construção possibilitou avanços integrando melhores práticas ao cuidado em relação à prevenção de LP, diminuindo a prevalência e incidência. **Contribuições e implicações para a enfermagem:** a experiência do GEPPTELC indica uma possibilidade de aproximação dos grupos de pesquisa dos serviços e do aproveitamento da produção pelos serviços


Referências:
Crossetti MdaGO, Góes MGO de.Translação do conhecimento: um desafio para prática de enfermagem. Rev Gaúcha Enferm. 2017;38(2):e74266.