E-Pôster
5007100 | Tecnologia educativa para prevenção do pé diabético: Avaliação da adequabilidade | Autores: Mayara Maria Silva da Cruz Alencar ; Haroldo Lima Sampaio Junior ; Paloma Gabrielly Amorim Monteiro ; Joyce da Silva Costa ; Izabel Cristina de Souza |
Resumo: INTRODUÇÃO: A Diabetes Mellitus é uma doença resultante da ausência ou
diminuição da secreção de insulina que é responsável pela regulação do nível
de glicose no sangue1. O pé diabético é uma complicação podendo gerar
invalidez ou alguma limitação. Dessa forma, a educação em saúde através da
tecnologia auxilia na aquisição de conhecimento para promoção da saúde.
OBJETIVO: Analisar o álbum seriado sobre cuidado e prevenção do pé diabético
segundo o Suitability Assessment of Materials (SAM). METODOLOGIA: Estudo
metodológico, realizado em 2018, com sete juízes, sendo 5 enfermeiros com 3
anos de experiência na área e 2 publicitários para validação de aparência. O
SAM foi preenchido pelos juízes e conta com 22 itens gerais, podendo variar de
0 a 100% de adequabilidade. Os aspectos éticos foram respeitados. RESULTADOS:
A pontuação variou de 23,8% a 80,9%. Obteve maior pontuação “aprendizagem
mediada por sinais avançados” com 80,9%. Já o item “estilo de voz ativa é
usado” obteve menor pontuação, 23,8%. O domínio melhor avaliado foi
“aprendizagem mediada por sinais avançados”, 80,9% considerando cabeçalhos ou
legendas de tópicos que dirão de forma sucinta o que virá a seguir. A
pontuação geral foi 44,5%, considerado adequado. CONCLUSÃO: A tecnologia
poderá ser utilizada em práticas educativas, pois obteve resultado adequado.
Bem como a sua utilização servirá como subsídio para a promoção do autocuidado
eficaz dos pacientes CONTRIBUIÇÕES PARA A ENFERMAGEM: Com isso, aproxima a
tecnologia do grupo alvo a partir de sua validação, auxiliando os
profissionais na prática.
Referências: 1. Cubas M R, Santos M S, Retzlaff E L A, Telma H L C, Andrade I P S, Moser A D L, Erzinger A R. Pé diabético: orientações e conhecimento sobre cuidados preventivos. 2013; 26 (3): 647-655. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/fm/v26n3/a19v26n3.pdf |